sábado, 28 de maio de 2011

Redivisão territorial

Estado do Maranhão do Sul

O Maranhão do Sul é uma proposta para uma nova unidade federativa do Brasill. Com apoio aberto da elite política local, a aprovação do plebiscito aconteceu no Senado em 2007. Com o desmembramento do sul do estado do Maranhão, se discute também qual seria a nova capital. Os locais mais prováveis são as cidades de Imperatir, Açailãndia, Barra do Cordas e Balsas, apesar de algumas opiniões serem favoráveis à criação de uma nova cidade para esse fim, a exemplo de Palmas, a capital do Tocantins. Imperatriz, na margem direita do Rio Tocantins é a mais cotada para ser a capital do novo estadso.

De acordo com o projeto, o Estado do Maranhão do Sul seria criado pelo desmembramento de 49 municípios sul-maranhenses e que terá entre eles, além de Imperatir, Açailãndia, Barra do Cordas e Balsas, Nova Iorque, Carolina, Itinga, Cidelândia, São João do Paraíso, Estreito, Vila Nova dos Martírios, São Pedro D’Água Branca, João Lisboa, Amarante, Senador La Rocque, Buritirana, Tasso Fragoso, Ribamar Fiquene, Porto Franco, Governador Edison Lobão, Montes Altos, Campestre, Riachão e Brejão, mais 24 outros municípios.

O projeto que tramita no congresso é de autoria do ex-deputado federal Sebastião Torres Madeira, hoje prefeito de Imperatriz e um defensor intransigente da causa.

Nenhum comentário: