quinta-feira, 26 de maio de 2011

Redivisão territorial

Estado de Santa Cruz

por Joselito dos Reis Santos*
Alguns desinformados pensam que a idéia de transformar o sul da Bahia em um estado independente partiu de Fernando Gomes. Lêdo engano. A primeira proposta partiu do então deputado federal Henrique Cardoso, que foi prefeito de Ilhéus.

Henriquinho, como era carinhosamente chamado pelos amigos, incentivou o jornalista Gonzalez Pereira a lançar um semanário com o título " O Estado de Santa Cruz", que foi lançado em Itabuna e teve vida curta, uma vez que ACM - na época governador da Bahia - determinou à fiscalização do Estado da Bahia, que fizesse uma varredura completa na empresa que colocasse anúncio no jornal.

Infelizmente, sem mandato, Henrique Cardoso e outros abnegados, não tiveram como manter o jornal, que morreu sem choro nem vela.

Historicamente, o sul e o extremo sul, são A CAPITANIA DE ILHÉUS, nada tendo a ver com a CAPITANIA DA BAHIA.

Também historicamente, os governos baianos sempre relegaram nossa região a um segundo plano. Daquí tudo tiram e nada devolvem. Basta lembrar que o Centro Industrial de Aratu foi construído com dinheiro do cacau, que chegou a representar UM BILHÃO DE DOLARES ao ano, na pauta das exportações brasileiras. Hoje a cacauicultura está falida.

A ZPE de Ilhéus, sempre foi travada pelos governos baianos e a região metropolitana (contituida dos municipios Itabuna e Ilhéus, proposta pelo então deputado estadual do MDB, Daniel Gomes) que estava na constituição da Bahia, foi bombardeada pelos governos baianos.

A Universidade Federal que estava prevista para o sul da Bahia, foi transferida para Juazeiro, e um dos defensores disso foi o Deputado Federal ACM Neto.

Houve duas novas tentativas de se criar o Estado de Santa Cruz: uma com Fernando Gomes e outra com um deputado federal paulista casado com uma ilheense.

Sempre deu em nada, graças a falta de visão e a covardia da maioria dos habitantes desta região.

Na verdade, os baianos não precisam temer a divisão. A população do sul da Bahia não tem coragem, nem visão para encarar uma luta dessas. A prova está nas eleições que se suscedem. Os copas do mundo chegam, levam caminhões de votos e nada trazem e os governadores que menos fazem pelo sul e extremo sul, são sempre bem votados, como aconteceu agora com Jaques Wagner.
Fonte: http://www.expressaounica.blogspot.com/

Um comentário:

O principado de Pethrus! disse...

Parabéns pela excelente matéria! Infelizmente como dito, o povo do sul e sudoeste da Bahia não tem coragem (Para mim na verdade o que ocorre é que são quase todos apolíticos)de lutar por sua terra, se acham baianos, mesmo sem que o Estado nada os ofereça.