segunda-feira, 2 de maio de 2011

Os clássicos de maior rivalidade para Evaristo de Macedo

Ídolo tanto no Barcelona quanto no Real Madrid, ex-jogador aponta o duelo entre espanhóis como o maior entre todos: 'Entra aí um aspecto político'

Ser ídolo de um grande clube não é tarefa das mais simples. Imagina então conquistar o coração dos torcedores de dois times rivais. Um dos poucos a conseguirem tal feito foi Evaristo de Macedo, que atuou por seis anos pelo Barcelona (1957-1962) e por quatro pelo Real Madrid (1962-1965). Atualmente com 77 anos, o ex-atacante, que também acumulou passagens como treinador por inúmeros clubes, com destaque para Bahia e Grêmio - onde foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil, respectivamente -, além de Flamengo, Vitória e Santa Cruz, aponta o que pensa serem as cinco maiores rivalidades do futebol mundial.

Barcelona x Real Madrid
- Sem dúvida, é a maior rivalidade que existe no futebol mundial. Entra aí um aspecto político. Não é só o aspecto desportivo. O lado político também acirrou muito os ânimos entre catalães e madridistas. Isso existe desde a época de Francisco Franco (antigo general e ditador da Espanha, falecido em 1975), durante a Guerra Civil Espanhola (em que Franco isolou a Catalunha, que hoje é uma comunidade autônoma da Espanha e cuja capital é a cidade de Barcelona). Em todos os jogos havia uma preocupação. Quando eu jogava pelo Barcelona em Madri, evitava sair na rua, ficava mais concentrado, e a mesma coisa acontecia quando eu jogava em Barcelona, só que pelo Real Madrid. Por tudo isso, o ambiente acabava se tornando muito fechado, muito tenso.

Benfica x Sporting
- Embora o Porto tenha crescido muito, o grande jogo de Portugal era esse. Já acompanhei bastante, são sempre clássicos duros, difíceis. Era de uma rivalidade muito grande.

Arsenal x Manchester United
- O Liverpool tem muita tradição, mas surgiu um pouco mais tarde que os dois, que sempre fizeram um grande clássico. Lembro-me que, há muito tempo, o Arsenal esteve até no Brasil. E o Manchester tinha um time maravilhoso, em que a maioria morreu em um acidente de avião (em 6 de fevereiro de 1958, quando oito jogadores do clube e três membros da diretoria não escaparam de um desastre aéreo em Munique, na Alemanha). O Bobby Charlton, que era o craque da Inglaterra, se salvou.

Flamengo x Vasco
- Era a colônia brasileira contra a portuguesa. Sempre tiveram grandes times. Toda essa tradição do Fla-Flu surgiu graças ao Jornal dos Sports e ao Mário Filho (jornalista que dá nome ao Estádio do Maracanã). Mas, em termos de torcida, a rivalidade maior fica entre Flamengo e Vasco.

Inter de Milão x Milan
- É um clássico parecido com Flamengo x Vasco. Por serem da mesma cidade, a rivalidade é muito grande. Sempre fazem clássicos nervosos. Mesmo que um esteja bem e o outro mal, sempre há muita emoção em jogo.
Fonte: www.globoesporte.com

Nenhum comentário: