terça-feira, 17 de maio de 2011

Literatura

"Lacerda na era da insanidade"
Autor: Guimarães Padilha (340 páginas)

Inclui depoimentos dos jornalistas Alberto Dines, Ayrton Baffa, Cícero Sandroni, Dílson Ribeiro, Ely Azeredo, Hélio Fernandes, Maurício Azedo, Milton Coelho da Graça, Murilo Melo Filho, Nelson Lemos e Nilo Dante.

por Zuenir Ventura

De todos os jornalistas que passaram pela Tribuna da Imprensa, meu velho companheiro de redação e amigo Gui­marães Padilha foi um dos que convi­veram por mais tempo com Carlos Lacerda. Desde os passos iniciais na profissão, como repórter, até o topo da jornada, como chefe de redação e diretor responsável, no epicentro da ditadura militar que se lançou contra o jornal, baniu Lacerda da vida pública e varreu de cena os melhores valores da democracia brasileira.

Ainda beirando o foca, Padilha foi quem Lacerda escalou para uma co­bertura internacional histórica que o levaria à Havana de Fulgêncio Baptista e à Sierra Maestra de Fidel Castro.

Apesar da implacável perseguição da ditadura aos homens e jornais que a ela se opunham – seguramente ne­nhum jornal a combateu mais que a Tribuna da Imprensa; nenhum político mais do que Lacerda – e apesar dos pesadelos pessoais que o AI-5 lhe impôs, como a mim e tantas outras ví­timas daquele horror sem precedente na vida do país, Guimarães Padilha trata daquela época sem amargura nem ressentimento.

Esta é, por certo, uma das virtudes deste livro, que oferece também, e pela primeira vez em conjunto, depoi­mentos de jornalistas sobre quem foi Carlos Lacerda como jornalista, polí­tico, escritor e governador.
Fonte: http://nitpress.webstorelw.com.br/

Nenhum comentário: