terça-feira, 10 de maio de 2011

Assembleia Regional de Desenvolvimento da Zona da Mata

Zona da Mata é a 2ª região que menos cresceu em MG
Juiz de Fora, principal cidade da Zona da Mata, conhecida nos tempos áureos como a “Manchester mineira” vem apresentando significativas quedas em seus índices econômicos. O PIB da cidade entre 1999 a 2007 cresceu 19,91% em comparação com os 44,84% de Minas Gerais e 29,15% da Zona da Mata.

A ausência de políticas locais efetivas e as arrojadas políticas de incentivo fiscal por parte dos vizinhos, como a Lei Rosinha do Estado do Rio de Janeiro, agravou a situação ainda mais. Municípios como Campos dos Goytacazes (RJ), detêm um PIB cinco vezes maior do que o de Juiz de Fora.

O perfil da cidade nos últimos 20 anos se deslocou de industrial para serviços. Hoje cerca de 65% da arrecadação está baseada nesse tipo de movimentação econômica.

A preocupação com a retomada do crescimento da região é um dos objetivos da Assembleia Regional de Desenvolvimento da Zona da Mata que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 13, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Fonte: Secretaria de Comunicação da UFJF - (32) 2102-3967/ 3997
http://www.ufjf.br/

UFJF em redes sociais:
www.twitter.com/ufjfnoticias
www.twitter.com/ufjfvestibular
www.facebook.com/souUFJF
www.youtube.com/TVUFJF

Nenhum comentário: