quinta-feira, 26 de maio de 2011

Aeroporto Regional da Zona da Mata

Os prefeitos de Coronel Pacheco, Edélson Meireles (PMDB), de Rio Novo, Antônio de Moura Varotto (Totonho-PPS) e de Goianá, Geraldo Coutinho (PMDB), reuniram na manhã de ontem, 26/05, no Aeroporto Regional da Zona da Mata. O objetivo da reuniãoé de intensificar as cobranças junto ao Governo de Minas e lideranças da região para viabilização da nova estrada de acesso ao Aeroporto. Eles prometeram empenho durante visita ao empreendimento, quando foram acompanhados por 12 vereadores de Juiz de Fora e seis da região. A comitiva constatou que as obras estão praticamente concluídas, oferecendo condições de funcionamento. Ainda há necessidade de autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle de Tráfego Aéreo (Decea) para o pleno funcionamento do Aeroporto.

Em novembro de 2010, a Camter - Construções e Empreendimentos foi homologada como a empresa vencedora do processo licitatório para a implantação e pavimentação do trecho que começa na BR-040, próximo ao Bairro Barreira do Triunfo, até o entroncamento com a MG-353, na localidade de João Ferreira.

A obra inclui a construção de viaduto na interseção com a MG-353, próximo a Coronel Pacheco.O trecho possui 13,8 quilômetros de extensão, faixa de rolamento de sete metros de largura, sendo 3,5 metros para cada uma das pistas. O viaduto, com o comprimento total de 41 metros e 16,7 metros de largura, será constituído de tubos com diâmetro de 1,40 metros e base alargada com diâmetro de 2,80 metros. A previsão é de que as obras sejam concluídas em 720 dias. No entanto, problemas ambientais com o traçado da nova via, próximo à Represa de João Penido, que responde por 50% do abastecimento de Juiz de Fora, inviabilizaram seu início.

Uma rota alternativa foi apresentada, com a modificação do traçado passando por dentro da Remonta (de propriedade do Exército), mas ainda não teve um parecer final.

O Aeroporto será o segundo maior de Minas Gerais em comprimento de pista, com 2.530 metros, o segundo internacional do estado e o 12º em qualidade de pista no país.

4 comentários:

MarceloRJ disse...

Impressionante a demora para se colocar esse aeroporto em totais condições de funcionamento. Não é possível que quando se planejou essa obra não foi pensado na demanda pelas vias de acesso. Isso irá durar mais uns 10 anos para se concretizar essas ligações, e quando acabar a rodovia estadual já vai estar saturara pois ela não será duplicada somente revitalizada e redimensionada....Isso é Brasil.....

Anônimo disse...

Quanta enrolacao,o que gostaria de saber mesmo e quando este aeroporto estara funcionando tendo voos com origem de campinas sp

Anônimo disse...

Se houvesse vontade politica tudo estária pronto e funcionando, gerando,recursos, enfim crescimento na região devastada pelo desemprego e falta de investimentos,mas se depender do prefeito de Rio Novo nunca vai sair do papel pois o mesmo é contra tudo que seja desenvolvimento para a cidade exemplo disto: Reportagem da Tribuna de Minas no dia 05/06/2011 entre outros.

Anônimo disse...

Voo Viracopos/Aeroporto Regional abre operações da Azul na Zona da Mata