quarta-feira, 25 de maio de 2011

Redivisão territorial

Caso o Congresso aprove os 18 projetos que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o país passará a ter 39 estados e três territórios federais.
A estrutura atual é de 26 estados e o Distrito Federal.

Um dos estados previstos, o Maranhão do Sul, teria uma população estimada de 1,3 milhão de habitantes. Já o estado de Minas do Norte seria criado tirando um pedaço de Minas Gerais para agrupar 181 municípios do norte e dos vales do Jequitinhonha e Mucuri. A população estimada da área é de 2 milhões de pessoas.

Pelos projetos que tramitam no Congresso Nacional, seriam criados na região Norte os estados do Tapajós (PA), Carajás (PA) e Solimões (AM), além dos territórios federais do Marajó (PA), Alto Rio Negro (AM) e Oiapoque (AP). A região Nordeste ganharia os estados do Maranhão do Sul, Rio São Francisco e Gurguéia. O Sudeste teria três novas unidades: São Paulo do Leste, Minas do Norte e Triângulo. Além disso, seria recriado o Estado da Guanabara. No Centro-Oeste, seriam três novas unidades da Federação: Araguaia, Mato Grosso do Norte e Planalto Central. Apenas a região Sul permaneceria com seus três estados atuais: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Carlos Ferreira

Da maior importância antes disto é se decidir quanto à respresentação no Parlamento.

Primeiro cada novo estado traz pelo menos, nas condições atuais, mais nove deputados estaduais e mais três senadores aumentando o número de congressistas que já é excessivo, com todas as complicações de espaço e custeio do parlamento.

Por outro desvaloriza ainda mais à representação dos grandes eleitorados, submetendo os grandes estados cada vez maiz à votande dos pequenos.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.