segunda-feira, 11 de abril de 2011

Reali Júnior

O jornalista Reali Júnior, morreu na manhã do último sábado, 09/04, aos 71 anos, vítima de uma parada cardíaca, em São Paulo. O jornalista, que vivia em Paris, era correspondente internacional e atuava pelas Rádios Jovem Pan AM 620 e FM 100.1 de São Paulo e também pelo jornal O Estado de S. Paulo há mais de trinta anos.

Reali Jr. fez de sua residência em Paris, uma espécie de embaixada não-oficial do Brasil na França. O jornalista chegou a receber exilados pela ditadura e até turistas que viajavam pela França. Nos últimos anos, Reali Jr. teve diagnosticado um câncer no fígado e a cerca de dois anos foi detectado a necessidade de um transplante do órgão.

O jornalista marcou história no rádio como correspondente internacional pela Jovem Pan AM e FM como comentarista do Jornal da Manhã, com um panorama mundial e, principalmente europeu, aos brasileiros. Seu bordão ficou para a história do rádio: “Às margens do Sena, junto a Maison de la Radio...”

Jornalista de grandes coberturas internacionais, como a queda do avião da Varig em Paris em 1973, Guerra Irã-Iraque, Revolução dos Cravos em Portugal, morte do Caudilho Franco na Espanha, crises do petróleo, queda do muro de Berlim, assassinato do presidente Sadat do Egito, morte da Lady Diana, etc.

Elpídio Reali Júnior nasceu em Bauru em 1941 e era pai da atriz Cristiana Reali.

Um comentário:

Lúcia Giannotti disse...

Reali Júnior fez parte da minha juventude. Eu adorava ouvi-lo falando lá de Paris. Lá se foi um grande homem, um grande jornalista .
Que ele descanse em paz.