terça-feira, 26 de abril de 2011

Futebol

Retorno de clubes tradicionais reacende rivalidade na elite paulista
Com a volta à elite paulista, Guarani e Comercial voltarão a encontrar os rivais

XV de Piracicaba, Guarani e Comercial, três dos clubes mais tradicionais do interior paulista, garantiram no último final de semana o retorno à elite estadual. Com a volta ao principal palco do futebol de São Paulo, Bugre e Bafo voltarão a encontrar seus principais rivais Primeira Divisão - Ponte Preta e Botafogo, respectivamente.

Guarani e Ponte Preta não se enfrentam pelo Campeonato Paulista desde 2009. Na ocasião, o dérbi campineiro foi disputado no estádio Brinco de Ouro da Princesa, e terminou empatado por 2 a 2. Depois, os rivais se encontraram no Campeonato Brasileiro da Série B do mesmo ano, quando o Bugre levou a melhor e venceu os dois confrontos (1 a 0 e 2 a 1). Ano passado houve ainda outro agravante: o Guarani disputou a Série A do Brasileiro, enquanto a Ponte esteve na Série B.

O Guarani completou dia 2 de abril 110 anos de fundação e o dérbi campineiro é disputado desde 1912 – a Ponte foi fundada em 1900. A vantagem na história do confronto é do time alviverde. Foram 185 jogos, com 65 vitórias do Guarani, 58 triunfos da Ponte Preta, e 61 empates, além de uma partida com resultado desconhecido.

Além disso, o retorno à elite faz o torcedor do Guarani recuperar o orgulho, arranhado com os sucessivos rebaixamentos a partir do ano 2000. No total, foram três quedas no Brasileiro e duas no Paulista. Antes do primeiro rebaixamento em âmbito estadual, o Bugre disputou a elite paulista por mais de 50 anos seguidos, o que sempre foi motivo de orgulho para o bugrino. Era, até então, um feito inédito dos times do Interior.

As quedas, tanto em termos estadual como nacional, feriram o orgulho da torcida, que também sempre se orgulhou de lembrar o Guarani como único campeão brasileiro do interior do Brasil. O time de campinas conquistou o título nacional em 1978, derrubando o Palmeiras na final.

25 anos sem Come-Fogo pela elite
Já o tradicional clássico Come-Fogo voltará a ser disputado pela elite paulista após um quarto do século. A última vez que Comercial e Botafogo se enfrentaram foi na Primeira Divisão foi no dia 20 de julho de 1986, e o clássico terminou num empate sem gols. O Bafo seria rebaixado neste ano e só agora retorna à elite. Depois, eles voltaram a se enfrentar somente pela Copa Paulista e divisões inferiores do Estado.

O tradicional Come-Fogo foi disputado 151 vezes, e o Botafogo leva vantagem sobre o rival. Ao todo foram 57 vitórias do Botafogo, contra 41 triunfos do Comercial e 53 empates.

Neste período afastado da Primeira Divisão, o clube de Ribeirão Preto sofreu com perseguições da arbitragem, orquestrada pela Federação Paulista de Futebol. Em 1986, o Comercial estava sendo rebaixado, e dependia de uma simples vitória do América sobre o XV de Jaú, seu concorrente direto. Porém, os dois times passaram a maio parte do jogo apenas trocando passes, conforme relato da imprensa à época, e com isso, o Bafo acabou não se salvando.

XV de Piracicaba: torcida apaixada e fiel
Ao contrário de Guarani e Comercial, o XV de Piracicaba não possui nenhum rival na cidade. No entanto, o retorno do Nhô Quim após 16 anos fora da elite paulista traz de volta uma das mais apaixonadas e efetivas torcidas do interior de São Paulo. Nos jogos decisivos da Série A2 deste ano, a média de público do clube no estádio Barão de Serra Negra foi de 16.071 torcedores, número de fazer inveja à grandes clubes.

A média do XV de Piracicaba nos 11jogos como mandante é de 4.865. Para se ter uma ideia do quanto o número é expressivo, a média do Nhô Quim entre os 40 clubes das Séries A1 e A2 só é inferior a dos quatro grandes e do São Bernardo.

A última rodada do quadrangular final será disputada no final de semana. Só existe mais uma vaga para o acesso, disputada por três clubes no Grupo 3: Catanduvense, Monte Azul e Atlético Sorocaba.
Fonte: FI

Nenhum comentário: