segunda-feira, 21 de março de 2011

Roberto DaMatta

por Jorge Sanglard*

Autor de teorias sociais inovadoras e de livros consagrados, como o antológico ‘O Que Faz o brasil, Brasil’ e o mais recente ‘Fé em Deus, Pé na Estrada’, Roberto DaMatta, o maior antropólogo brasileiro da atualidade, vem à cidade para duas importantes atividades.

Na terça-feira, dia 22 de março, receberá o Título de Cidadão Juizforano, concedido pelo vereador Wanderson Castelar (PT-JF), na Câmara Municipal. Na quarta, dia 23, fará palestra a convite da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre ‘Os Desafios da Democracia Brasileira’.

Nascido em Niterói (RJ), Roberto DaMatta, que ganhou projeção e fama mundial em virtude de uma produção acadêmica riquíssima, viveu parte da infância e juventude em Juiz de Fora, cidade que o marcou profundamente e que o reconhece agora como legítimo filho.

PROGRAMAÇÃO:
Terça-feira, 22 março 2011, 19h30
Câmara Municipal (rua Halfeld, 955 – Centro)
Solenidade de Outorga do Título de Cidadania Honorária

Quarta-feira, 23 março 2011, 19h
Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-JF (Av. dos Andradas, 696 – Centro)
Conferência e debate: Os Desafios da Democracia Brasileira

*Jorge Sanglard é Jornalista

Um comentário:

Anônimo disse...

O antropólogo Roberto DaMatta comparou a vida nos EUA e no Brasil.
"Morei lá mais de 20 anos, estudei lá, falo inglês, escrevo. Mas não é a mesma coisa que falar português. Quando falo português, tenho o sentimento da língua. A única coisa que supera as línguas nacionais é a música. É o ar que você respira. Eu tinha medo de morrer lá. Tudo está aqui: Juiz de Fora, São João Nepomuceno, Niterói, Rio de Janeiro"