domingo, 27 de março de 2011

Literatura

“Porsche – O homem, o mito, o carro”
Escrito por Paulo César Sandler e com farta quantidade de documentos e registros fotográficos, livro elucida dados obscuros da década de 1930, reúne dados técnicos da revolucionária marca e revela como a Porshe se consolidou como símbolo de poder, potência e elegância nas ruas, nas competições esportivas e, principalmente, no imaginário coletivo.

Até mesmo quem não entende de carro relaciona a marca Porsche a força, qualidade, tecnologia e status. Pouquíssimas grifes do mundo construíram tamanha solidez e conquistaram o respeito até inconsciente de pessoas que sequer chegaram a ver pessoalmente um automóvel da linha na sua frente. Por trás deste fenomêno irrefutável que atravessou o século XX e se mantém até os dias de hoje, porém, há diversas histórias de talento, técnica, visão, bons relacionamentos e muita, mas muita política – com especial destaque para o período do nazismo.

É nessa rica imensidão que trafega Porsche – O homem, o mito, o carro, primeiro lançamento da linha de automobilismo e mobilidade da Editora Alaúde em 2011. A obra é assinada por Paulo Cesar Sandler, que há mais de 40 anos conduz, em paralelo à carreira de médico e pesquisador nas áreas de psiquiatria e psicanálise, a produção de artigos e matérias sobre automóveis para revistas e jornais do Brasil e do exterior.

Nas 296 páginas, contempladas por diversas fotos, projetos e registros históricos, o autor cruza a biografia de Ferdinand Porsche com as duas guerras mundiais, o nazismo e o pós-guerra, além de relatar, com riqueza de detalhes, a estreita relação entre Ferdinand Porshe e as empresas Volkswagen, a Daimler e a Mercedez. A obra chega ainda na revolução gerada pela marca nas competições esportivas, entre elas, a Indianópolis, Fórmula 1 e Rally Paris Dakar. Claro, fotos dos extraordinários automóveis, entre eles, os modelos 356, 911, 993, 959 – acompanhadas de fichas técnicas e biografias completas também são destaque no livro.
Fonte: www.alaude.com.br

Nenhum comentário: