segunda-feira, 28 de março de 2011

A LEI DA FICHA LIMPA, A HEMORRAGIA E OS ESPARADRAPOS

Por : Celso Lungaretti*

Nunca apoiei a Lei da Ficha Limpa , pois detesto paliativos e, mais ainda, simulacros de soluções.
Vivemos sob o sistema capitalista, cujo primeiro e único mandamento é enriquecei! .
Sem complemento nenhum. É só enriquecei! , mesmo.

Pouco importa se por meios éticos, amorais ou imorais. Isto é irrelevante. O capitalismo a todos lança numa corrida de ratos atrás da riqueza, status e poder, pisando em quem atrapalhar a escalada.

Há ainda certas leis vetustas, anticapitalistas. Como aquela proibindo que se assassine o concorrente direto para tirá-lo do caminho.

Mas, quem enriqueceu geralmente consegue escapar das grades, seja com subornos bem colocados, seja recorrendo ao estoque infinito de medidas protelatórias que a Justiça lhes faculta e os luminares do Direito estão sempres prontos para sugerir.

Mais: só tolos não percebem que Executivo e Legislativo hoje pouco mais são do que Poderes decorativos, pois sua liberdade de ação acaba onde começa a imposição dos ditâmes do grande capital.

Bancos estão entre o que há de mais parasitário, pernicioso e predatório em nossa sociedade. O que aconteceria se Dilma Rousseff e os nobres parlamentares decidissem estatizar o sistema financeiro, confiscando o que foi arrancado do povo para devolvê-lo ao povo? Não durariam um dia nas suas funções.

Pois, mais do que qualquer cláusula pétrea da Constituição, prevalece o princípio de que nada será feito contra os interesses dos realmente poderosos. E revoguem-se os que dispuserem em contrário, como revogaram Allende, João Goulart e tantos outros...

O Executivo nada mais faz do que gerenciar o País para os capitalistas. O Legislativo discute o sexo dos anjos e aprova aquilo que lhe compete aprovar, depois de concluídas as barganhas de praxe.

Se afastarmos os corruptos mais ostensivos, só conseguiremos fazer com que os demais sofistiquem o modus operandi .

Eu era um novato na imprensa do Palácio dos Bandeirantes quando do Fora Collor! . Jamais esquecerei a avaliação de um colega que lá trabalhava há décadas:

"O único pecado do PC Farias foi desconhecer as práticas adotadas por seus iguais dos centros políticos importantes. Todos praticam os mesmíssimos delitos. Só que, em São Paulo, caixa 2 jamais emite cheques, paga tudo em dinheiro vivo, para não deixar digitais espalhadas por aí. O caipirão das Alagoas não sabia disto..."

Então, sempre que ouço falar em acabarmos com a corrupção sob o capitalismo , a imagem que me vem à mente é a de cidadãos a enxugar gelo para todo o sempre e esforçando-se se ao máximo para crerem que fazem algo útil...

Se quisermos estabelecer o primado da moralidade, teremos de dar um fim ao sistema econômico fundado no enriquecei! e instaurar outro em que o valor supremo seja o bem comum, com cada indivíduo dando sua melhor contribuição para a felicidade de todos.

O resto são fúteis tentativas de estancar hemorragias com esparadrapos.
*Celso Lungaretti é Jornalista e Escritor

2 comentários:

Anônimo disse...

Celso Lungaretti!

Você acaba de desistimular qualquer um que leia o seu artigo de enfrentar os graves problemas como foi feito com o Processo do Ficha Limpa, ou se quiserem Ficha Suja. Criticar, achar falhas e não acreditar em possíveis mudanças através de processos tipo Ficha Limpa, que movimentou milhões de brasileiros, é fácil. Citar exemplos mais ainda.
Quando se critica uma ação, o que não deixa de ser uma reação, tem que, no mínimo, apresentar uma alternativa para frear esse sistema escandaloso que permeia a política via políticos inescrupulosos, juizes e magistrados também corruptos e assim como os membros da elite dominante que roubam o dinheiro público via sonegação, termo que ficou banalizado, quando na realidade é CRIME DE APROPRIAÇÃO INDÉBITA, posto que todas as empresas NãO PAGAM impostos, mas apenas são agentes arrecadadores do imposto pago pelos consumidores, e que deveria ser REPASSADO para o Governo, via Tesouro Nacional. Mas não, se apoderam indubitavelmente do dinheiro público. E nada aontece.

Assim, seria importante um novo artigo, complementar, indicando o caminho para se não acabar com a roubalheira no Brasil, pelo menos diminuir sensivelmente, o que, no bom senso, diminuiria também a estratorférica carga tributária que nos é imposta a fórceps.

Ficamos no aguardo de que a sua brilhante cabeça venha a parir uma saída ou alternativa para acabar com os FICHA SUJAS. Ou serás, no meu conceito, apenas um crítico incompetente e oportunista, pois criticar por criticar é muitíssimo fácil. Quero ver apontar soluções, ainda mais nesses casos de CORRUPÇÃO que estão dissiminados do Norte ao Sul e do Leste ao Oeste do Brasil.

Fico no aguardo da sugestão à solução de tão grave problema. Ou ficarás sem credibilidade por somente criticar sem apontar o caminho para a solução efetiva.

Xico Júnior - Jornalista, Radialista, Acervista, Historiador e Escritor, Diretor/Editor da Gazeta de La Stampa e autor de 6 livros já publicados.

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Carlos Ferreia

Sem dúvida a Lei da Ficha limpa foi um dos mais notáveis feitos na reforma eleitoral de que tanto carecemos.

Primeiro por ser uma das raríssimas participações populares, de fato e de direto, no Congresso Nacional, previstas por nossa Constituinte.

Segundo por ser uma comprovação do quanto a sociedade pode fazer pelo Brasil em lugar de ficar só malhando e se lamuriando.

Terceiro porque abalou os três poderes da república que constragidos a tiveram que admitir, se não exalta-la.

Quarto porque mesmo sem eficácia legal já afastou muitos fichas sujas e é o único instrumento que temos até agora para poder banilos da vida pública.

Vai com certeza assustar os imoraias.

Contudo a ordem do dia deve ser a reforma eleitoral que está botando fogo na fornalha e no próximo ano teremos eleições. Até a lei da ficha limpa poderá ser revista.

Em lugar de discutirmos o passado, discutamos o futuro. Para que possa valer às próximas de 2012, resta muito pouco tempo. A lei da ficha limpa nos mostrou o que pode acontecer quando se decide a toque de caixa.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.