quarta-feira, 2 de março de 2011

Literatura

“Paixão pelo Rádio - do milésimo de Pelé ao milésimo de Romário, a trajetória de José Carlos Araújo, o eterno Garotinho”

por Rodrigo Taves
Sem dúvida a relação entre o Rádio e o Futebol é uma das mais fortes no esporte. O Rádio foi o primeiro meio de comunicação a levar em tempo real as partidas de futebol aos diversos cantos do país. Foi através dele que vários “monstros” da locução se consagraram e eternizaram suas vozes a serviço do futebol.

No livro “Paixão pelo Rádio - do milésimo de Pelé ao milésimo de Romário, a trajetória de José Carlos Araújo, o eterno Garotinho”, o jornalista Rodrigo Taves detalha os 45 anos de locução de José Carlos Araújo, que ao longo de sua carreira transmitiu mais de três mil jogos e narrou, pelo menos, o dobro de gols.

O leitor vai se deliciar com os inúmeros causos vividos por Zé Carlos e seus companheiros de jornada; vai conhecer os bastidores de uma época áurea do rádio esportivo, quando ele conseguiu impor-se graças a um talento nato – explorado com disciplina férrea – para descrever jogos de futebol; e vai descobrir como o narrador desenvolveu o dom de captar a linguagem das ruas e levá-las para as suas transmissões – o seu grande diferencial que o mantém com uma incrível jovialidade.

É um livro indispensável para estudantes e profissionais da área de comunicação. E, também para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a magia do rádio e do futebol. É uma reportagem biográfica com o tempero das transmissões de José Carlos Araújo.
 
Biografia
José Carlos Lopes de Araújo , nasceu no Rio de Janeiro-RJ, no dia 07 de maio de 1940.

Professor de Geografia, formado pela UERJ, Zé Carlos entrou para a Rádio Globo na década de 60 ficando por lá até 1976 quando foi para a Rádio Nacional. Depois de sete anos, em 01º de Dezembro de 1984, voltou para a Rádio Globo.

Nenhum comentário: