quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Registro

Emissão de registro profissional de jornalista será uniformizada em todo o país

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT-RJ), anunciou que o registro profissional dos jornalista será uniformizado em todo o Brasil, a fim de evitar procedimentos diferentes adotados nas Superintendências Regionais do Ministério do Trabalho (SRTEs). O ministro participou de uma audiência com representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) para abordar o tema.

Os profissionais com diploma em jornalismo serão registrados como "Jornalista Profissional", e os não-diplomados serão identificados apenas como "Jornalista". O ministro do Trabalho emitirá uma Norma Técnica (NT) para orientar as SRTEs sobre o novo procedimento de emissão do registro de jornalista - que já é adotado pela Superintendência do Rio de Janeiro.

Durante a audiência, os representantes da Fenaj, Celso Schröder e José Carlos Torves, informaram ao ministro que os diferentes procedimentos prejudicavam a atuação dos profissionais em seus respectivos estados - alguns deles teriam suspendido a emissão do documento pelo fato de haver dúvidas quanto a sua elaboração.

Sobre a uniformização do registro em todo o país, Torves declarou que a medida é paliativa e resolve, de maneira provisória, o problema criado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), quando extinguiu a obrigatoriedade do diploma para exercer o jornalismo em 2009.

O senador Antonio Carlos Valadares (PSB-PE) é autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 33/09, que estabelece a obrigatoriedade do diploma em jornalismo para o exercício da profissão. Proposta similar foi enviada a Câmara, de autoria do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). Porém, a votação da PEC 33/09 foi adiada diversas vezes em 2010 por falta de quórum, e poderá acontecer ainda este ano.

Um comentário:

Victoria Magna disse...

Carlos, boa tarde! Minha carteira de trabalho tem meu registro no ~ultimo período, como jornalista.
da extinta Empresa Jornalística PN SA. Passaram anos, me formei em Comkunicação Social com Extensão em Jornalismo. Não sei que título usar. Hoje estgou atuando em música com o primeiro CD""Músicas Variadas de Elma Flora para Você"
Posso enviar um para divulgação aí
na rádio !
Saluton el
Elma Flora (Rio de Janeiro)