domingo, 13 de fevereiro de 2011

Quinta divisão

Campeonato Brasileiro poderá ter série "E"

Em entrevista via telefone ao programa SporTV News do Canal SporTV, Vírgilio Elísio da Costa Neto afirmou que houve uma reunião com os 5 vice-presidentes da CBF juntamente com o Sr. Ricardo Teixeira, para discutir o novo projeto de abrir a 5ª divisão nacional, que teria início em julho de 2012.

A Série D passaria a contar com 20 times seguindo o mesmo regulamento da Série C, enquanto a Série E herdaria os 40 participantes da antiga divisão final do nacional.

Os participantes da Série D 2012 seriam definidos pela seguinte forma: Os 04 rebaixados da Série C 2011, mais os 16 melhores colocados da Série D 2011 que não conquistaram o acesso.

A Série E 2012 teria o mesmo regulamento da Série D desse ano, e, com previsão de início para julho de 2012.
Fonte: SporTV News.

Outras possibilidades:
Série C
Poderá ter dois grupos de 10 clubes na primeira fase, com os times realizando 18 jogos, sendo 09 em casa.

A alteração ainda depende de um estudo de viabilidade financeira que está sendo realizado pela direeção técnica da CBF. O entrave consiste nos deslocamentos das equipes do Norte e Nordeste. O Rio Branco do Acre, por exemplo, teria de viajar a Natal-RN, Fortaleza-CE, Sobral-CE, Campina Grande-PB e Maceió-AL. A solução deverá vir do contrato de televisionamento dos jogos da terceira divisão, já acertado pela CBF com a Rede Brasil.

Série D
O formato adotado em 2009 e 2010, de 10 grupos de quatro times, será alterado para oito chaves de cinco equipes, saindo 16 para o mata-mata (02ª fase), 08 na 03ª fase e 04 equipes na última fase.

Nenhum comentário: