segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Literatura

"Nunca Houve um Homem como Heleno"

Heleno de Freitas deixava um rastro de Carnaval por onde passava. Primeiro, pelos dribles e gols com a camisa do Botafogo – foi o grande ídolo da Estrela Solitária na era pré-Garrincha. Depois, pelo aroma de lança-perfume que o envolvia, e não apenas nos três dias de folia – era dependente de éter e isso acelerou seu fim. Para Heleno, a vida era uma festa, interrompida por alguns momentos de lucidez.

E só muito mais tarde se descobriu: a festa era a sífilis, a loucura, a explicar sua fascinante dupla personalidade – em campo, ele era o carrasco dos adversários e dos companheiros, que ele humilhava por igual com seu inatingível perfeccionismo; fora dele, era o sedutor irresistível, que circulava pela sociedade carioca dos anos 1940 e arrebatava as mulheres.

Em "Nunca Houve um Homem como Heleno", Marcos Eduardo Neves resgata um ser humano que teria sido patético e marcante em qualquer atividade. O acaso quis que Heleno jogasse futebol, daí o ineditismo dessa narrativa: um drama quase cinematográfico, estrelado por um galã de calções e chuteiras – da praia aos estádios, das boates ao hospício, tudo isso em apenas 39 anos de vida, 305 jogos e 251 gols que valeram por mil.
(Ruy Castro, jornalista e escritor, na contra capa do livro)

Heleno de Freitas nasceu em São João Nepomuceno-MG, 12 de fevereiro de 1920 e morreu em sanatório de Barbacena-MG, no dia 08 de novembro de 1959.

Formado em Ciencias Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro (atual Faculdade Nacional de Direito da UFRJ), como jogador, atunou no Botafogo, Vasco, Boca Juniors, Atlético Junior de Barranquilla, Santos e América.

Títulos:
Copa Roca :1945 (Seleção Brasileira)
Copa Rio Branco :1947 (Seleção Brasileira)
Campeonato Carioca :1949 (Vasco)

Fez 18 partidas pela Seleção Brasileira de Futebol marcando 15 gols.

Descoberto pelo folclórico Neném Prancha (Antônio Franco de Oliveira -16/06/1906-16/01/1976) , Heleno iniciou a carreira no Fluminense Football Club.