domingo, 9 de janeiro de 2011

Sudão

Começou neste domingo, 09/01, o referendo de independência que vai até o dia 15 e que pode marcar a secessão do maior país do norte da África. O sul, majoritariamente cristão, deseja separar-se do norte, dominado pelos muçulmanos.

Durante o referendo, os sudaneses do sul deverão escolher entre manter a unidade do Sudão ou dividir o país.

Sudão
O Sudão é um país africano, limitado a norte pelo Egito, a leste pelo Mar Vermelho, por onde faz fronteira com a Arábia Saudita, pela Eritreia e pela Etiópia, a sul pelo Quénia, Uganda e República Democrática do Congo e a oeste pela República Centro-Africana, Chade e Líbia. A capital é Cartum.

Sudão do Sul
O Sudão do Sul ou Sudão Meridional , oficialmente Governo Autônomo do Sudão Meridional é uma região autônoma do Sudão, composta por dez estados deste país. O governo sudanês concordou em dar autonomia a região através do , assinado em 09 de janeiro de 2005 em Nairóbi, Quênia, com o Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA/M), na tentativa de colocar um fim na segunda guerra civil sudanesa.

Além da divisa com o Sudão ao norte, o Sudão do Sul faz fronteira a leste com a Etiópia, ao sul com o Quênia, Uganda e República Democrática do Congo e a oeste com a República Centro Africana.

O Sudão do Sul, também chamado de Novo Sudão, possui quase todos os seus órgãos administrativos em Juba, a capital, que é também a maior cidade, considerando a população estimada.

O Sudão, com os seus 2 505 813 km² de hoje, é o décimo maior país do mundo, posição que deixaria de ocupar já que ao perder os 619 000 km² do Sudão do Sul, contaria com somente 1 886 813 km², convertendo-se no 15.º maior país do mundo, fazendo com que a Argélia, a República Democrática do Congo, a Gronelândia (este um território autónomo mas não independente), a Arábia Saudita e o México subissem todos um lugar mais na ordenação mundial de países por área. O Sudão do Sul passaria a ocupar o posto 45.º nessa lista.

Nenhum comentário: