sábado, 8 de janeiro de 2011

Literatura

"O Marechal da Vitória"   
Paulo Machado de Carvalho, um dos maiores dirigentes esportivos do país e fundador da TV Record, personalidade que construiu sólida carreira no mundo empresarial, é biografado pelos jornalistas Tom Cardoso e Roberto Rockmann.

Paulo Machado chefiou a comissão técnica das seleções que ganhariam os dois primeiros títulos mundiais do futebol brasileiro, em 1958, na Suécia, e em 1962, no Chile. Suas idéias profissionalizaram e mudaram para sempre a forma de planejar e organizar o esporte mais popular do país, razão pela qual o estádio do Pacaembu, em São Paulo, tem seu nome.

Graças a seu espírito inovador, nos anos 1950 a TV Record conseguia competir de igual para igual com a poderosa Tupi, de Assis Chateaubriand. Na década seguinte, desbancou a concorrência, levando ao ar programas memoráveis, como o humorístico “Família Trapo”, estrelado por Ronald Golias, e o divertido “Esta noite se improvisa”, que marcou a estréia na televisão de nomes como Chico Buarque e Caetano Veloso.

Os grandes festivais de música popular brasileira formam ainda outro capítulo de sucesso do canal 7 de São Paulo. Foi lá que Roberto Carlos e Erasmo Carlos surgiram como mitos da juventude, à frente do movimento da Jovem Guarda. Na Record também que Elis Regina subiu ao palco para apresentar “O fino da bossa”, ao lado de Jair Rodrigues.

Antes, porém, de a TV Record fazer sucesso com os festivais e os programas de variedades e humor, a Rádio Record, comprada por Paulo Machado em 1931, já era um fenômeno de audiência, apresentando musicais de Carmem Miranda, Francisco Alves, Almirante e Isaurinha Garcia.

Para escrever O Marechal da vitória, os jornalistas Tom Cardoso e Roberto Rockmann entrevistaram mais de 80 pessoas que conviveram com Paulo Machado, além de realizar uma extensa pesquisa nos arquivos do jornal O Estado de S. Paulo e no arquivo da família.

Os autores:
- TOM CARDOSO nasceu em 1972, no Rio de Janeiro, é jornalista desde 1994, quando ingressou no Jornal da Tarde. Trabalhou nas redações dos jornais O Estado de S. Paulo e Valor Econômico, e foi colaborador da Folha de S. Paulo, sempre nos cadernos de cultura.

- ROBERTO ROCKMANN nasceu em 1977, em São Paulo, e graduou-se em Jornalismo na Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter da editoria Internacional do InvestNews e trabalhou no Valor Econômico.



Nenhum comentário: