sábado, 15 de janeiro de 2011

Abel e Caim

A música sertaneja está de luto. Foi sepultado na última quinta-feira, 13/01, no cemitério municipal de Bilac, região de Araçatuba (interior de São Paulo), o corpo do cantor Abel, da dupla Abel e Caim.

Aos 81 anos de idade, Abel estava em coma desde o dia 29 de dezembro e morreu às 21h30 da quarta-feira, 12/01, no Hospital da Unimed de Araçatuba. Após cirurgia para substituição de prótese no fêmur, uma infecção bacteriana complicou o quadro clínico e levou ao óbito, segundo infrmações do seu filho, Devair Vieira.

Abel deixa a esposa Ana Maria de Souza Oliveira, cinco filhos (quatro do primeiro casamento), sete netos e um bisneto. O amigo e parceiro de dupla há 45 anos, Caim lamentou a morte, “não sei o que vai ser, é meio difícil pensar na carreira neste momento. Foi uma vida de amigos e companheiros”.

A última apresentação da dupla foi no mês de setembro de 2010, na TV Aparecida. No último dia 9 foi cancelado show em Rio Claro e no próximo dia 26, eles se apresentariam em General Salgado.

Abel estava morando em Araçatuba, mas a família é radicada em Bilac. O companheiro Caim lembrou que em junho fariam 45 anos de dupla, com 400 músicas gravadas. Após dois primeiros festivais gravaram o primeiro disco. Viajaram com circos por todo o Brasil, cantando a moda caipira.

Entre os grandes sucessos: Santa Luzia, Mãe Amorosa, Natureza, O Barco, Orquestra da Natureza, O Menino e o Cachorro, Berrante Assassino, Laço do Boi Soberano, entre outros.
Fonte: DM

Abel e Caim
Dupla sertaneja formada pelos primos José Vieira (Itajobi-SP, 29/03/1929—Araçatuba-SP, 12/01/2011) e Sebastião Silva (Monte Azul Paulista-SP, 20/01/1944). Sebastião, o Caim, iniciou carreira na infância, integrando o Trio Mirim, que em 1955 tinha um programa próprio, de muito sucesso, na Rádio Clube de Marília SP.

Em 1956 José (Abel) formou dupla com Xupim, atuando na Rádio A Voz de Catanduva. Mais tarde, os dois primos se encontraram e resolveram formar uma dupla, inicialmente como Tanabi e Manduri, depois. Em 1966  adotaram os nomes de Abel e Caim, por sugestão do Comunicador Geraldo Meireles e em homenagem aos filhos de Adão e Eva. Muitos acreditavam que os dois eram irmãos. Sempre morando no interior, Caim chegou a se eleger vereador em Marília.

Nenhum comentário: