sábado, 11 de dezembro de 2010

Noel Rosa (11/12/1910-04/05/1937)

Os avós de Noel de Medeiros Rosa (1919-1937), cujo centenário de nascimento é comemorado hoje, Rita de Cássia de Freitas Pacheco, Bellarmina de Medeiros e Manoel Garcia Rosa (o outro avô, Eduardo Correia de Azevedo, é fluminense de Cantagalo (RJ)), naturais de Leopoldina, na Zona da Mata, são responsáveis pelo que um de seus biógrafos classifica de três quartos de Minas no cantor, compositor e violonista carioca.

A curta passagem de Noel por Belo Horizonte, em 1935, onde se submeteu a tratamento da tuberculose, no entanto, não teria influenciado em nada o compositor em termos de estilo. “Ele já era um artista pronto e acabado”, justifica Carlos Didier, que divide com João Máximo a autoria da esgotada e proibida pela família do músico Noel Rosa – Uma biografia, da Editora UnB, o mais completo estudo sobre o compositor.

Na capital, como descreve o biógrafo, ele mostra mais música do que faz, durante a vivência com a branda boemia belo-horizontina, se comparada à do Rio de Janeiro de então. Além da paródia do Trevo das quatro folhas (a versão de Nilo Sérgio para a canção americana I’m looking over a four leaf clover), que Noel dedicou à cidade, em duas versões – uma para ser tocada em reuniões de família, outra, devidamente apimentada, para ser mostrada na boemia –, o compositor carioca conseguiu melhorar o seu estado de saúde. Ele teria inclusive engordado sob os cuidados da tia Carmem, que morava no Bairro Floresta, Zona Leste da capital.
Fonte: www.uai.com.br

Noel Rosa nasceu de um parto difícil, que incluiu o uso de fórceps pelo médico obstetra, como medida para salvar as vidas da mãe e bebê. Além disso, nasceu com hipoplasia(desenvolvimento limitado) da mandíbula (provavel Síndrome de Pierre-Robin) o que lhe marcou as feições por toda a vida e destacou sua fisionomia bastante particular.

Criado no bairro carioca de Vila Isabel, primeiro filho do comerciante Manuel Garcia de Medeiros Rosa e da professora Martha de Medeiros Rosa, Noel era de família de classe média, tendo estudado no tradicional Colégio São Bento.

2 comentários:

Anônimo disse...

Visite nosso blog!
www.espacosobrado.blogspot.com

Sobrado arte e presente disse...

Visite nosso blog!
www.espacosobrado.blogspot.com