domingo, 12 de dezembro de 2010

Literatura

Livro conta história da TV em JF
• Pu b l i c a ç ã o mostra a trajetória da primeira emissora da cidade
Uma parte pouco conhecida da história dos meios de comunicação da cidade ém contada em livro. A jornalista Livia Fernandes de Oliveira escreveu o livro:
“TV Mariano Procópio: representação e pioneirismo na história audiovisual de Juiz de Fora”.

O material conta a trajetória da primeira emissora do município, que funcionou no início da década de 1960.

Conforme avaliação da autora, poucas pessoas sabem, ou sabiam, da existência da emissora. No entanto, ela afirma que o canal, cuja programação era transmitida pela TV Tupi, emissora do Grupo Associados, marcou a história da cidade.

Pioneirismo
Como explica Livia, durante o funcionamento da TV, Juiz de Fora tinha apenas 3 mil televisores. Mesmo assim, sua instalação causou bastante alvoroço na sociedade local.

- A TV trabalhava a imagem do município como Manchester mineira. Isso ajudou a difundir a ideia da cidade como pioneira e moderna – conclui.
Para executar o trabalho, Livia pesquisou o tema desde 2007. Na ocasião, a emissora foi objeto de estudo para seu trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da UFJF.

Em sua busca, Livia encontrou anúncios publicitários sobre a programação e notícias relacionadas à criação da emissora. Ela descobriu que, além de telejornais, os programas eram pautados pela cobertura de eventos sociais e esportivos.

A obra também traz entrevistas com pessoas importantes da história dos meios de comunicação juizforanos, como o fotógrafo Jorge Couri e o jornalista Wilson Cid. Além disso, o conteúdo apresenta fotografias de alguns dos documentos consultados pela autora.

O livro que resgata a história da pioneira TV Mariano Procópio tem 74 páginas e a 01ª edição é de 2008.
Fonte: www.e-papers.com.br.

Nenhum comentário: