segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Série C

Ituiutaba será julgado terça-feira, 23/11, por caso de doping, Macaé e Juventude de olho nas vagas

Caso seja considerado culpado, Ituiutaba deve perder a vaga e ser rebaixado

Após conquistar o vice-campeonato Brasileiro da Série C, o Ituiutaba começa a prestar contas com a Justiça Desportiva nesta terça-feira, às 18h. Isto porque os dois jogadores da equipe mineira flagrados pela Comissão Nacional de Controle de Dopagem da CBF serão julgados pela Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

No exame antidoping realizado no jogo contra a Chapecoense, no dia 9 de outubro, na Arena Condá, em Chapecó, válido pelas quartas-de-finais, foram encontradas nas amostras de urina dos volantes Tarcisio e Vinicius a substância proibida fenproporex - presente em remédios para emagrecer. Os dois atletas podem ser afastados dos gramados por até dois anos.
A realização do exame amostra B (contraprova) foi dispensada pelos jogadores que, através do Ituiutaba, apresentaram defesa informando ser desconhecida a causa do doping, que nenhum remédio ou substância foi ministrada ou prescrita pelos médicos do clube e que se reservam no direito de trazer novos argumentos de defesa na sessão de julgamento.
Configurada a infração de doping, Tarcisio e Vinicius foram denunciados por violar o artigo 2.1 do Código Mundial Antidoping (presença de uma substância proibida ou de seus metabólicos ou marcadores em uma amostra colida do atleta). Dessa forma, a Procuradoria do STJD pede para que seja aplicada aos jogadores a penalidade prevista no artigo 10, item 10.2 do mesmo código (dois anos de suspensão). Os dois jogadores ainda estão suspensos preventivamente.

O fenproporex é um anorexígeno, que atua diminuindo o apetite e se tornou famoso quando Dodô, então atleta do Botafogo, foi pego no exame antidoping em uma partida contra o Vasco, em 2007. Na ocasião, o atacante acabou punido pelo tribunal da Fifa, o TAS, com dois anos fora de atividade.

Time quer a punição
Interessado direto no julgamento, o Macaé espera que o STJD também comprove uma possível participação direta do Ituiutaba no doping de seus jogadores. Caso isso se confirme, a equipe mineira corre o risco de ser eliminada do campeonato e, neste caso, o Alvianil Praiano, quinto colocado, conquistaria o acesso à Série B do Brasileiro de 2011.
"Sabemos de que se trata de um caso inédito. Nunca dois jogadores de um mesmo time foram pegos no antidoping, em um mesmo jogo e com a mesma substância. Comunicamos o caso ao nosso Departamento Jurídico, que já tomou todas as medidas cabíveis. Agora, vamos aguardar o julgamento para nos posicionarmos", disse o presidente do Macaé, Valter Bittencourt.
Se ficar comprovada a participação do Ituiutaba, e a sua consequente eliminação, o clube será rebaixado à Série D de 2011. Com isso, além do acesso do Macaé Esporte à Série B do ano que vem, o Juventude, 17º na tabela desta Série C, escaparia do rebaixamento. Neste caso, o time mineiro se juntaria a Marília, Gama e São Raimundo.
Fonte: Futebol Interior

CONSIDERAÇÕES;
Caso se confirma essa possibilidade, o STJD estará prestando um grande serviço ao futebol brasileiro ao garantir a vaga na B ao bem organizado Macaé e na C, o tradicional Juventude.

Um comentário:

Anônimo disse...

Um comentário no mínimo INFELIZ deste blogueiro! "grande serviço ao futebol brasileiro" é permitir que os quatro melhores EM CAMPO sejam promovidos e os quatro piores EM CAMPO sejam rebaixados. Isso, sim, é justo! Usar da imprudência de dois jogadores para acabar com todo o trabalho de um pequeno mas eficiente clube de futebol da cidade de Ituiutaba é desumano e injusto. Gostaria de ver o Macaé na Série B? Torça para que o consiga no CAMPO, e não na virada de mesa! AAAAAAAAAAAAFFFFFFFFFFFF!!!