segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Niterói-RJ (22/11/1573)

A cidade de Niterói (Nictheroy) foi fundada em 22 de novembro de 1573 pelo índio Araribóia, da aldeia de São Lourenço e é única cidade do Brasil fundada por um índio, o cacique temiminó Araribóia, que em tupi-guarani significa "Cobra da Tempestade".

Em 1564, a tribo de Araribóia, já devidamente catequizada pelos jesuítas, vem do Espírito Santo, na frota de Estácio de Sá, sobrinho de Mem de Sá, para combater franceses e tamoios no Rio de Janeiro. Araribóia já havia adotado o nome cristão de Martim Afonso de Souza, em homenagem ao donatário português. Com a vitória sobre os invasores, Mem de Sá, governador geral, achou melhor manter os bravos guerreiros por perto e atendeu à petição de Araribóia, que solicitava umas terras na "Banda d'Além". As terras cedidas iam desde as Barreiras Vermelhas (também conhecida como Praia Vermelha, ficava entre as praias da Boa Viagem e do Gragoatá, sendo soterrada, na década de 1970, para a construção da Via Litorânea) até a região do Maruí.

Com a fusão do estado da Guanabara com o estado do Rio de Janeiro em 1975, Niterói deixou de ser a capital do estado, transferindo o título para o Rio de Janeiro e o Palácio do Ingá (Palácio Nilo Peçanha), sede do governo, passou a ser sede da Prefeitura e posteriormente, Museu de História e Arte do Rio de Janeiro (Museu do Ingá), localizado na rua Presidente Pedreira, 78, no bairro do Ingá.
Fonte: "Niterói Cidade-Sorriso: a História de um Lugar"

Nenhum comentário: