terça-feira, 23 de novembro de 2010

Patrimônio Histórico

Fazenda do Caminho Novo recebe obras emergenciais
Local é o segundo imóvel mais antigo da área urbana da cidade. Obras terminam em novembro

As obras emergenciais nas fachadas e revestimentos da Fazenda Ribeirão das Rosas, segundo imóvel mais antigo da área urbana da cidade, erguido em 1750, anos, terminam ainda esta semana. A fazenda é patrimônio tombado pelo município desde 2001 e teve que sofrer as intervenções devido às infiltrações na estrutura.

O lugar é remanescente do Caminho Novo e já abrigou Dom Pedro I e Tiradentes, além de viajantes que passavam pela estrada, conforme explica o diretor da Divisão de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) Paulo Gawryszewski. “As obras começaram em setembro e atuam no escoramento dos dois andares da construção. Na parte externa há o escoramento das fachadas e na interna, as proteções do revestimento”, destaca.

A fazenda possui 19 cômodos e serviu como posto de fiscalização sobre o pedágio cobrado pelo transporte do ouro. Está localizada na Estrada Ribeirão das Rosas, entre os bairros Barbosa Lage e Remonta, dentro do campo de instrução do Exército Brasileiro, proprietário do imóvel. As obras são supervisionadas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Fonte: www.jfhoje.com.br

Nenhum comentário: