terça-feira, 26 de outubro de 2010

Literatura

Terceirização no Brasil e suas Implicações para os trabalhadores
O Professor Eraldo Leme Batista lançou o livro “Terceirização no Brasil e suas Implicações para os trabalhadores”.


A obra analisa mudanças ocorridas nas duas últimas décadas no mundo do trabalho focando no processo de terceirização e suas implicações para o conjunto da classe trabalhadora no Brasil. O autor trabalha com o conceito de flexibilização no mercado de trabalho, que passa por vários níveis dentro das organizações e também fora delas, inclusive fora dos territórios nacionais.

Este livro, é resultado da pesquisa de dissertação de mestrado, realizado na Unicamp, onde o autor, busca contextualizar sociologicamente essas e outras questões do universo do trabalho e do trabalhador, e nos leva a compreender de forma histórica no Brasil a terceirização como desencadeamento do desemprego e enfraquecimento da qualificação profissional.

Trata-se de uma tema polemico e controverso, pois as defesas por parte de setores públicos e privados para implantarem a mesma, estão embasadas em leis, no entanto o movimentos sindical, questiona esta prática, denunciando a precarização do trabalho nestes setores terceirizados, baixos salários, qualidade de vida, condições de trabalhos.

O autor é Mestre em Educação e professor nas disciplinas de sociologia do curso de História do Centro Universitário Claretiano. Este livro foi publicado pela editora pontes, localizada na cidade de Campinas/SP.

http://www.ponteseditores.com.br/

Nenhum comentário: