terça-feira, 5 de outubro de 2010

Literatura

O Esporte Clube Pelotas é um dos clubes mais antigos do País, estando em atividade ininterrupta desde 1908, considerado uma das maiores forças do futebol Gaúcho e de uma das mais fanáticas torcidas do estado.

Esta obra, lançada em dezembro de 2009, comemora o centenário do clube, fazendo um resgate histórico em forma de almanaque, com 170 páginas totalmente coloridas e ilustradas com 198 fotografias e imagens.

Inicialmente a obra contextualiza o momento histórico da fundação do Esporte Clube Pelotas.

Através de uma narrativa agradável e envolvente, o leitor é levado a passear por toda a história do clube, destacando curiosidades, conquistas, personalidades de dentro e fora do gramado, até a chegada do centenário.

Ao longo deste trajeto, destacam-se pequenos artigos recuperados de publicações históricas, fotografias raras, jogadores que marcaram época.

O livro traz ainda artigos com histórias de arquibancada, destaca os esportes amadores, hoje extintos no clube (basquete, tênis, futsal e outros), o surgimento da alcunha e do mascote "Lobão" e o crescimento do Estádio Boca do Lobo.

Edição para colecionadores, com acabamento de luxo: capa dura revestida em tecido, com impressão em dourado, sobrecapa colorida e formato grande (230mm x 300mm). É um livro projetado para proporcionar uma grande experiência estética e literária, podendo ser aberto aleatoriamente em qualquer página para se iniciar uma nova e empolgante leitura.

O projeto gráfico é de Guilherme Tavares. Co-autores: Ambrósio Andrade, Guilherme Tavares, João Félix Neto, Mário Osório Magalhães, Paulo de Mello Aleixo e Sérgio Oliveira.

É uma obra recomendada não somente aos torcedores do Pelotas, mas a todos aqueles que apreciam o futebol e uma boa leitura, e desejam conhecer um pouco mais sobre a história do futebol gaúcho e de um dos seus mais importantes protagonistas: o Lobo da Avenida, o Áureo-Cerúleo dos Pampas, ou, simplesmente, Esporte Clube Pelotas.

A pesquisa e organização do projeto é de Carlos Francisco Sica Diniz, também autor da maior parte dos textos no livro. Também colaboram com artigos e capítulos os co-autores: Ambrósio Bento Goicochea Andrade, Guilherme Franck Tavares, João Félix Soares Neto, Mário Osório Magalhães, Sérgio Oliveira e Paulo de Mello Aleixo.

Na implacável sucessão de incansáveis, ensolarados, chuvosos domingos, lembro-me dos triunfos, dos gols que ficavam gravados na memória e nos apagados clichês dos jornais, das conquistas dos campeonatos da cidade e dos títulos regionais que davam seguimento às finais do estadual, dos clássicos, dos enfrentamentos com a dupla Gre Nal e também das tardes de derrotas, que estragavam o meu sono de fim de semana e azedavam as segundas feiras.
Fonte: http://www.livrosdefutebol.com/

Nenhum comentário: