segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Copas do Mundo de 2018 e 2022

A escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022 começaram a ser feita nesta segunda-feira, 18/10, prazo limite para os países interessados nos dois eventos entregarem à Fifa uma carta de intenções.


Como a partir de 2018, o rodízio de continentes não vale mais, então qualquer um pode se candidatar. Na Europa, a principal favorita para sediar a Copa do Mundo é a Inglaterra. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, praticamente vetou as candidaturas de dois países, alegando que as regras da entidade não permitem essa iniciativa quando o continente possui uma sede única viável. Assim, as candidaturas Bélgica-Holanda e Espanha-Portugal podem ser as primeiras descartadas na próxima etapa. A Inglaterra, que sediará os Jogos de Londres-2012, terá toda sua infraestrutura pronta, ao contrário da Rússia, a outra provável candidata europeia.

Na Ásia, a principal candidatura era a da Austrália. Depois de “se mudar” da Oceania, os australianos pensavam em angariar apoio de toda a confederação asiática, mas estão cada vez mais pessimistas com a concorrência. O Catar, que vai sediar a Copa da Ásia de 2011 e foi descartado dos Jogos de 2016, vai se candidatar. A Indonésia, de forma surpreendente, também. Japão e China são outros que vão competir com a Austrália. Por fim, os Estados Unidos e o México também vão se candidatar, acirrando ainda mais a disputa pelas duas Copas.

Candidaturas certas:
2018: Inglaterra, Rússia, Espanha/Portugal e Holanda/Bélgica.
2022: Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Japão e Qatar.
A decisão sobre os países a sediarem os dois mundiais será divulgada pela Fifa em 02 de dezembro deste ano.

Nenhum comentário: