domingo, 5 de setembro de 2010

Soterrados no Chile

Os 33 mineiros soterrados a 700 metros de profundidade em uma mina no Chile completam neste domingo, 05/09, um mês no local. Eles conversaram, por videoconferência, com parentes e com quatro sobreviventes de um dos piores acidentes aéreos da história da aviação. Em 1972, o avião que transportava um time de rúgbi uruguaio caiu na Cordilheira dos Andes. Do grupo, 16 sobreviveram e contaram ter comido carne humana dos colegas mortos para não passar fome.

Na conversa com os mineiros, os quatro sobreviventes uruguaios transmitiram mensagens de esperança e apoio. Os uruguaios também conversaram com as famílias dos mineiros, que estão acampadas na área onde fica a Mina de San Jose, no Deserto do Atacama, onde ocorreu o acidente no mês passado.

Em 1972, o time de rúgbi do Uruguai se preparava para uma disputa no Chile. O grupo foi resgatado depois de 72 dias de espera. Doze dos 45 passageiros morreram na queda, e 17 morreram depois. Mesmo com neve e a 3 mil metros acima do nível do mar, 16 pessoas sobreviveram. O drama inspirou um livro e o filme Vivos, produzido em Hollywood. Após 38 anos do acidente aéreos, os 16 sobreviventes que fomos resgatados continuam vivos.

As autoridades afirmam que o resgate deve levar mais quatro meses. Os riscos de novos desabamentos e o fato de o terreno ser muito acidentados atrapalham as operações. Há três planos em curso para o trabalho de perfuração do solo. Uma equipe da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) está no local.

Os 33 mineiros - 32 chilenos e um boliviano - ficaram presos em 5 de agosto. Após 17 dias, as autoridades chilenas conseguiram estabelecer contato com eles, confirmar que estavam vivos e iniciar uma comunicação, assim como o envio de alimentos e outros produtos
Fonte: SMC/JF

Nenhum comentário: