quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Itamar Augusto Cautiero Franco

Homenagem a Itamar Franco
Ivan Santos*

O presidente Itamar Franco, mineiro ilustre que assumiu o governo federal depois da renúncia do presidente Collor, recebe hoje, na Câmara Municipal de Uberlândia, a Medalha Augusto César — a mais alta condecoração do Município. A iniciativa da homenagem é do prefeito Odelmo Leão, que ingressou na política ao candidatar-se a deputado federal em 1991 pelo PRN — Partido do candidato a vice-presidente Itamar Franco. Também hoje serão homenageados outros ilustres mineiros entre os quais Hélio Costa, Patrus Ananias e o desembargador Sergio Rezende, presidente do Tribunal de Justiça do Estado. Itamar Franco foi um importante presidente do Brasil porque, ao assumir o poder em um momento de crise, com a economia desorganizada por uma inflação galopante e o país encalacrado em dívidas, botou ordem no Governo e derrubou a inflação. Após assumir o cargo, Itamar convocou uma equipe de laureados economistas chefiada pelo mineiro Edmar Bacha, contou com apoio do embaixador nos EUA, Rubem Ricupero, costurou acordos internacionais e lançou o Plano Real com a moeda provisória URV igual a um dólar, para derrubar a indexação da economia e a inflação. O Plano vingou. Quando Itamar mudou o padrão monetário para real, o ministro da Fazenda, Fernando Henrique, deixou o governo para, com apoio do Pai do Real, se candidatar à Presidente da República. Naquele tempo, ninguém da situação seria Presidente sem apoio de Itamar Franco.

Paternidade
Hoje há muitos “Pais do Real”, mas quem assumiu a coragem de enfrentar a inflação foi o presidente Itamar Franco, que iniciou o projeto em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da Medida Provisória nº 434 no “Diário Oficial da União”. Aquela Medida instituiu a Unidade Real de Valor (URV), que desindexou a economia e derrubou a hiperinflação.

Paulada na inflação
Real foi o maior plano econômico lançado no Brasil com o objetivo de derrubar a hiperinflação que destruiu o poder de compra dos brasileiros e chegou a 46,58% ao mês em junho de 1994. O presidente Itamar Franco foi o responsável pela façanha. Foi ele que assinou todos os decretos que resultaram no lançamento da nova moeda - o real.

Honra ao mérito
Ao lado de outras personalidades políticas, profissionais liberais e empresariais, o presidente Itamar Franco recebe hoje, em sessão solene da Câmara Municipal local, a homenagem que o povo de Uberlândia, por intermédio do seu prefeito e dos vereadores, lhe presta. Itamar Franco é um nome da política nacional que está gravado na História do Brasil.
*Ivan Santos é Jornalista

Fontes:
www.jornalcorreio.com.br
www.correiodeuberlandia.com.br

Um comentário:

JUAREZ DOS REIS CORRÊA - BH MG disse...

(b)Aproveitando este espaço, gostaria de postar um laudatório em função do nosso ex-Presidente ITAMAR FRANCO, à época em que exercia a Presidência de nosso País.
Aceito críticas.