domingo, 1 de agosto de 2010

Atlético e Cruzeiro

Vencer o Atlético neste domingo, às 18h30, na Arena do Jacaré, será tarefa árdua para o Cruzeiro. O clube celeste jamais derrotou o Galo no interior de Minas. Foram quatro jogos, todos no Ipatingão, com duas vitórias alvinegras e dois empates.

As estatísticas cruzeirenses, entretanto, desconsideram o clássico de 8 de novembro de 1987, em que os clubes jogaram com o time B e o Galo venceu por 4 a 1. Nesse mesmo dia, a Raposa jogou contra o Coritiba, pelo Brasileiro, com sua equipe principal, no Couto Pereira. O Galo jogou pela mesma competição no dia seguinte.

A divergência constante nos números do retrospecto do clássico mineiro se deve à política de estatísticas adotadas pelos clubes. O Cruzeiro utiliza o critério da Seleção Brasileira, em que mistos de reservas e juniores em amistosos são ignorados. Jogos com tempo regulamentar inferior a 90 minutos também ficam fora das estatísticas celestes. Já o Atlético contabiliza todas as partidas da equipe.

Fora da Capital
Fora de Belo Horizonte, Atlético e Cruzeiro ainda se enfrentaram mais duas vezes, além dos duelos de Ipatinga, com uma vitória celeste, no Uruguai, em 2009, e um empate, em Brasília, no ano de 1960.

Jogos entre Atlético e Cruzeiro fora de Belo Horizonte:
16/06/1960 – Atlético 2 x 2 Cruzeiro – amistoso, no estádio Israel Pinheiro, em Brasília
08/11/1987 - Atlético 4 x 1 Cruzeiro – amistoso com time B, no Ipatingão
07/04/1996 – Atlético 2 x 1 Cruzeiro – Campeonato Mineiro, no Ipatingão, em Ipatinga
28/02/2001 – Atlético 1 x 1 Cruzeiro - Copa Sul-Minas, no Ipatingão, em Ipatinga
03/04/2005 – Atlético 0 x 0 Cruzeiro – Campeonato Mineiro, no Ipatingão, em Ipatinga
17/01/2009 – Cruzeiro 4 x 2 – Torneio de Verão, no estádio Centenário, no Uruguai.
Fonte: UAI

Os times:
Atlético: Fábio Costa; Diego Macedo, Jairo Campos, Cáceres e Fernandinho (Leandro); Zé Luís, Serginho, Ricardinho (Fernandinho ou João Pedro) e Diego Souza; Obina e Diego Tardelli.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Cruzeiro: Fábio; Jonathan, Gil, Cláudio Caçapa (Edcarlos) e Diego Renan; Fabrício, Fabinho (Gilberto), Marquinhos Paraná e Everton; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista. Técnico: Cuca.
Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (FIFA-SP), Roberto Braatz (FIFA-PR) e Altemir Hausmann (FIFA-RS).

Nenhum comentário: