quinta-feira, 8 de julho de 2010

Copa da África

Na África do Sul, Holanda e Espanha disputam a final dos feitos inéditos

No primeiro Mundial organizado por um país africano, Holanda e Espanha protagonizarão uma final marcada pelas novidades. Veja no quadro abaixo mais detalhes sobre o confronto que definirá o oitavo país a conquistar uma Copa do Mundo.

Primeira final da Espanha
Antes de alcançar a final de 2010, a melhor posição dos espanhóis em uma Copa havia sido em 1950, com um quarto lugar. Depois disso, a Espanha ainda conseguiu uma quinta posição em 2002.

Primeira final europeia fora do continente
Nas oito Copas disputadas anteriormente fora da Europa, somente Tchecoslováquia (1962), Itália (1970 e 1994), Holanda (1978) e Alemanha (1986 e 2002) chegaram a uma final. Seus adversários foram sul-americanos.

Um europeu ganhará fora do continente
Nas seis finais disputadas por europeus em outro continente, os sul-americanos ganharam todas. Brasil bateu Tchecoslováquia (no Chile), Itália (no México e nos EUA) e Alemanha (Coreia/Japão). Argentina superou Holanda (em casa) e Alemanha (no México).

Primeiro título de Holanda ou de Espanha
A Espanha faz sua 1ª decisão e a Holanda já perdeu duas. Na primeira, comandada por Cruyff, o Carrossel Holandês foi batido pela Alemanha, em 1974. Quatro anos depois, caíram diante da Argentina, em Buenos Aires.

1º duelo entre os dois países em Copas
Holanda e Espanha se enfrentaram nove vezes, mas nunca em um Mundial. O confronto mais antigo foi nos Jogos Olímpicos de 1920. Os espanhóis venceram e levaram a medalha de prata. No total, são quatro vitórias para cada lado e um empate.
Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário: