sábado, 10 de julho de 2010

Copa da África - Uruguai e Alemanha

Quem quer ser terceiro?
   
por Renato Piccinin

Após o encerramento das semifinais da Copa do Mundo, todo o planeta voltou os olhos para a decisão do título, no domingo, entre Holanda e Espanha. Mas existem dois países mais preocupados com outra partida. Uruguai e Alemanha foram eliminados e agora brigarão pela terceira colocação do torneio, neste sábado, 10/07, às 15h30 (horário de Brasília).

Uruguaios e alemães têm motivações bem diferentes. Os uruguaios buscam a melhor campanha desde 1950, quando foram campeões. Já os alemães, bem menos motivados, devem estar mais preocupados em ajudar Miroslav Klose a marcar pelo menos um gol e se igualar a Ronaldo com 15, como o maior artilheiro da história dos Mundiais. Só que o atacante, com dores nas costas, ainda é dúvida.

Um pouco de história

É bem verdade que o jogo de terceiro lugar tem pouco glamour, mas ao longo da história das Copas, as partidas de terceiro lugar reservaram bons momentos. No primeiro Mundial, o terceiro lugar foi decidido pela melhor campanha: Estados Unidos e Iugoslávia perderam para Argentina a Uruguai, respectivamente, por 6 a 1 nas semifinais. Como tinham um gol a mais de saldo na primeira fase, os norte-americanos foram agraciados com o posto.

Quem venceu pela primeira vez um jogo que valia a terceira posição foi a Alemanha. Em 1934, na Copa da Itália, os alemães bateram a Áustria por 3 a 2.

Quatro anos depois, o Brasil alcançou a semifinal pela primeira vez. Após perder para a Itália, restou ao time de Ademar Pimenta vencer a Suécia por 4 a 2 e conquistar a terceira colocação, e o jogo foi emocionante. Após sair perdendo por 2 a 0, a Seleção Brasileira só conseguiu a virada no segundo tempo.

Após a Segunda Guerra Mundial, período em que não houve Copa do Mundo, o Mundial veio para o Brasil, mas a fórmula de disputa foi diferente e não existiu final ou decisão de terceiro lugar.

Apesar disso, coincidentemente, a última rodada do quadrangular final em 1950 colocou frente a frente Brasil e Uruguai, que brigavam pelo título, e Suécia e Espanha, que só poderiam alcançar a terceira colocação. Os suecos ganharam por 3 a 1. A partir daí, os Mundiais sempre tiveram partidas entre as equipes que não alcançaram a final.

Em 1958, França e Alemanha fizeram um jogo memorável. Com sucesso para os Bleus, que garantiram a terceira colocação após uma vitória por 6 a 3. Just Fontaine anotou quatro gols no duelo e atingiu a marca de 13 no torneio. Até hoje, nenhum outro jogador fez tantos gols em uma única edição de Copa do Mundo.

Já em 1970, outra curiosidade. A disputa da terceira colocação aconteceu exatamente entre as seleções que estarão em Port Elizabeth, neste sábado. Há quarenta anos, a Alemanha levou a melhor e venceu a Celeste por 1 a 0. Em 2010 foi a primeira vez que os uruguaios voltaram a uma semifinal de Copa do Mundo desde então.

Nas duas edições seguintes, em 1974 e 1978, o Brasil esteve na disputa pelo terceiro posto. Na Alemanha, a Seleção perdeu para Polônia por 1 a 0. Em terras argentinas, veio uma vitória sobre a Azzurra: 2 a 1. Em 1986, pela primeira vez o terceiro colocado foi decidido na prorrogação.

França e Bélgica empataram por 2 a 2 no tempo normal. No período extra, os franceses marcaram duas vezes e saíram vitoriosos. A década de 1980, aliás, estabelece um marco nessas disputas. A partir da Copa de 1982 — quando poloneses bateram franceses por 3 a 2 para ficar em terceiro — nunca mais uma final de Copa teve mais gols do que a decisão de terceiro lugar.

Apesar disso, historicamente a quantidade de gols marcados em partidas que decidiam o título e a terceira colocação é muito parecida. Foram 60 gols marcados em finais, contra 63 nas disputas pelo “bronze” — as copas de 30, por não ter tido decisão de terceiro lugar, e 50 estão excluídas deste cálculo.

A década de 1990 marcou um período interessante em jogos para decidir os terceiros colocados. Na Itália, os anfitriões venceram a Inglaterra por 2 a 1 e tiveram de se contentar com a terceira posição. Nos Estados Unidos, a partida entre Suécia e Bulgária acabou com uma goleada sueca por 4 a 0.

Em 1998 foi a Croácia, grande surpresa do Mundial, quem garantiu o terceiro lugar ao vencer a Holanda por 2 a 1. Nas Copas de 2002 e 2006, dois donos da casa estiveram na decisão do terceiro posto. A Coreia do Sul foi derrotada pela Turquia por 3 a 2. Já os alemães ganharam de Portugal por 3 a 1.

Como não ficou com o título, agora só resta à Alemanha repetir o feito de quatro anos atrás. A Celeste, por sua vez, quer terminar entre os três melhores do mundo pela primeira vez desde 1950, quando acabou campeã. Mas independentemente de quem saia vencedor, a partida no Nelson Mandela Bay será mais uma a entrar para a história das Copas.
Fonte: www.trivela.com
Colaboração: Alexandre Magno Barreto Berwanger

Obs: Klose com problemas médicos é dúvida para o confronto.

Nenhum comentário: