segunda-feira, 7 de junho de 2010

O HPV (Human Papilloma Viruses) e a saúde da mulher

Júlio Delgado*
São Francisco do Conde é um município baiano de pouco mais de 30 mil habitantes, a 67 quilômetros de Salvador. A cidade possui um dos maiores PIBs per capita do país, por conta da produção e refino de petróleo realizados pela Petrobras. Isso não significa, entretanto, que a população esteja livre de uma alta taxa de mortalidade infantil, assim como ainda necessita de água encanada e tratamento de esgoto (segundo dados oficiais).

Em pelo menos um tema, porém, São Francisco do Conde está fazendo história. A cidade disponibilizou, de forma inédita, a vacina contra HPV (Human Papilloma Viruses) para meninas de 10 a 14 anos na rede pública municipal. Até o final do ano, serão imunizadas 1.500 crianças com a vacina. A ação motivou, em maio, a realização de um seminário específico para elaborar projetos interdisciplinares de pesquisa sobre a prevenção da doença, com a participação da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde.

O HPV é um vírus capaz de provocar lesões de pele ou mucosa que atinge de 50 a 80% das mulheres sexualmente ativas em algum momento da vida. Em casos mais graves, uma pequena fração (entre 3% a 10%) das mulheres infectadas com um tipo de HPV com alto risco de câncer desenvolverá câncer do colo do útero.

No ano passado, apresentamos requerimento ao Governo federal, através do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA) para incluir a vacina anti-HPV no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), dentro do Programa de Saúde da Mulher (Lei 8.080). Nosso pedido, contudo, foi negado pela Casa Civil, sob alegação de que a vacina e sua eficácia precisam ser monitoradas.

Em São Francisco do Conde, a experiência de oferecer a vacina na rede pública foi aprovada por todas as autoridades, como positiva para a saúde da população. Em poucos anos, o resultado será ainda mais significativo. As pesquisas já comprovam que o custo da prevenção é infinitamente mais barato que o tratamento de qualquer doença.

É hora, portanto, de agir.

*Júlio Delgado é Deputado Federal

Biografia
Júlio César Delgado é Advogado e Consultor. Nasceu em Juiz de Fora-MG, em 18/11/1966. É filho de Raymundo Tarcisio Delgado e Aloysa Rosa Delgado e está no seu 03º mandato de Deputado Federal.
Fonte: http://www.blog.juliodelgado.com.br/

Nenhum comentário: