segunda-feira, 14 de junho de 2010

Literatura

Lançamento do Livro Lembranças de um tempo fantástico, de Hélio Costa, pela Editora Benvirá

Mais famoso correspondente internacional do Brasil nas décadas de 1970 e 80, Hélio Costa revela as histórias, os bastidores e as curiosidades das 50 principais reportagens feitas por ele para o Fantástico, que, à época, era um dos programas de maior audiência e importância da Rede Globo.

Lembranças de um tempo fantástico (Benvirá, 262 pp., R$ 34,90).

O lançamento está marcado para hoje, 14/06, às 19h, na Saraiva Megastore do Shopping Higienópolis (Av. Higienópolis, 618 - Piso Higienópolis - São Paulo – SP - Tel: 11- 3662- 3060).

Sobre a Obra
Entre 1970 e 1980, o Fantástico O Show da Vida era um dos programas de maior audiência e importância e sua maior atração eram as reportagens de Hélio Costa, então o mais célebre repórter da TV brasileira.

A cada semana, Hélio Costa apresentava em primeira mão casos insólitos, avanços da medicina, enigmas da humanidade, progressos nas áreas de ciência e saúde,com repercussão nacional.

No livro, Costa conta como conseguia suas reportagens e a história por trás de cada uma delas tudo aquilo que não pode ser dito no enxuto e direto texto da televisão. Uma aula de jornalismo e também registro de uma época em que a globalização e o progresso vertiginoso da ciência davam seus primeiros passos.Como diz o autor na apresentação: Aqui está, com a sua face humana, o que o jornalismo nem sempre pode revelar: os personagens que cruzaram o meu caminho, nos quatro cantos do mundo. O menino da bolha. Um general japonês que esnoba uma rede de TV americana e fala para o repórter brasileiro.Guerrilheiros na América Central. Soldados silenciosos numa noite gelada da China. Um gênio chamado Salvador Dalí. O maior Tarzan do cinema, Johnny Weissmulller, e seu grito derradeiro. A confissão dolorosa de Ted Kennedy sobre o assassinato do irmão presidente da maior nação do mundo. Nenhum ficcionista seria capaz de inventar esses personagens.

Sobre o autor
Jornalista mineiro, Hélio Calixto da Costa, nascido em começou trabalhando em rádio. Nessa época, foi um dos únicos repórteres brasileiros a cobrir a posse do presidente John Kennedy. Mais tarde, mudou-se para os Estados Unidos, onde trabalhou na Voz da América até aceitar um convite da Rede Globo.

Nos mais de 20 anos em que trabalhou na emissora, Hélio Costa se tornou o mais importante correspondente internacional da TV brasileira. De volta ao Brasil, foi eleito deputado federal por Minas Gerais. Antes de ser lançando pré-candidato ao governo de Minas nas eleições de 2010, foi ministro das comunicações do governo Lula.

Nenhum comentário: