terça-feira, 22 de junho de 2010

Ficha Limpa

Quase 600 políticos estão inelegíveis por terem contas rejeitadas em Minas
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu nesta segunda-feira a relação com 575 gestores públicos em Minas Gerais que tiveram as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e que podem ser impedidos de concorrer a um cargo político nas eleições de outubro. Em todo país foram 4.922 pessoas que apresentaram irregularidades no exercício de cargos ou funções públicas nos últimos cinco anos.

Minas Gerais é o quarto estado com maior número de gestores citados. Em primeiro lugar vem o Maranhão (728), seguido de Bahia (700) e Distrito Federal (614). A relação de nomes foi recebida pelo ministro Ricardo Lewandowski.

O número praticamente dobrou em relação à quantidade de declarados inelegíveis pelo TCU nas últimas eleições majoritárias, em 2006, quando 2.900 se encontravam nesta situação. Entre 2006 e 2008 o número aumentou pouco, com 3 mil gestores públicos apresentando problemas em suas contas.

O presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, acredita que o número subiu devido a uma maior agilidade do tribunal para julgar. “Até o dia 31 de dezembro deste ano julgaremos todos os processos até 2009 que não estejam em grau de recurso. Isso pode ter colaborado esse aumento vertiginoso do número de pessoas que podem ser inelegíveis”, afirma.

Os candidatos que não tiveram contas aprovadas pelo TCU têm até o dia 5 de julho para apresentar documentos relativos às contas analisadas pelo tribunal e regularizar suas situações para que possam disputar o pleito.

O TCU não tem competência para declarar candidatos inelegíveis, o que cabe à Justiça Eleitoral com base nos dados apresentados pelo tribunal.
Clique aqui e acesse a lista na página do TSE.
Veja os nomes no: www.tse.jus.br

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: