segunda-feira, 21 de junho de 2010

Copa da África

Dunga discute com jornalista da TV Globo em coletiva

O técnico Dunga interrompeu a entrevista coletiva após a vitória por 3 a 1 da Seleção Brasileira sobre a Costa do Marfim, neste domingo, 20/06, pela segunda rodada da Copa do Mundo da África do Sul, para discutir com Alex Escobar, apresentador da Rede Globo.

Dunga respondia uma pergunta logo no começo da sessão na sala de entrevistas do Estádio Soccer Citty, em Johannesburgo, quando fixou o olhar no jornalista, sentado na platéia de cerca de 150 profissionais de mídia.

Dunga: "Algum problema?"
Escobar: "Eu?"
Dunga: "É".
Escobar: "Não estou nem olhando para você, Dunga. Estou olhando para cá".
Dunga: "Pensei que tinha..."
Escobar: "Não, não..."

O diálogo causou constrangimento na sala. Escobar explicou para quem estava em volta que tinha acabado de atender uma ligação telefônica e realmente não olhava para o treinador da Seleção Brasileira.

Pessoas mais próximas do palco relataram que Dunga em seguida murmurou xingamentos. Ao final da coletiva, quando deixava a sala, ainda falou em direção a outro profissional da Rede Globo. "Tem que ser homem. Tem que olhar no olho".

Os atritos do técnico com a imprensa são rotineiros. Dunga não passa uma entrevista sequer sem fazer alguma crítica direcionada aos profissionais que realizam a cobertura da Seleção Brasileira.

Ainda neste domingo, Dunga não perdeu a oportunidade de atacar os jornalistas quando perguntado se daria folga para os jogadores amanhã. "Não adianta dar muito tempo livre porque, se eles saírem, vocês vão atrás deles. Então quer dizer que não é folga, é trabalho. Então é melhor eles ficarem lá, relaxarem, tranquilos, e esperarem o próximo jogo".

Obs: A vitória de ontem, 3 x 1, foi a sexta do Brasil em seis jogos contra seleções africanas em Copas do Mundo. Antes, a seleção vencera Zaire em 74 (3 a 0), Argélia em 86 (1 a 0), Camarões em 94 (3 a 0), Marrocos em 98 (3 a 0) e Gana em 2006 (3 a 0).
O gol da Costa do Marfin, marcado por Drogba foi o primeiro de uma seleção Africana contra a Seleção Brasileira.

2 comentários:

Unknown disse...

Carlos Ferreira
Sei que vc é radialista e deve por isso saber muito bem como procede a imprensa quando quer noticiar. Já tivemos, em outras Copas exemplos de desentendimentos entre técnico da seleção e a imprensa. João Saldanha, Zagalo, Parreira, Felipão e agora o Dunga. A imprensa não dá uma folga, marca em cima criticando tudo o que é feito, desde a convocação dos jogadores, que nunca é aquela que eles gostariam que fosse, até a roupa do técnico, o seu humor... É muita perseguição, falta de respeito que tira qualquer um do sério. Quem será a vítima a imprensa, que fala o que quer e nunca ouve, ou o técnico que está trabalhando e sendo ironizado, achincalhado e nunca acerta, sempre está errado, até nas substituições? Falo porque ouço rádio, leio jornais, vejo televisão, portanto acompanho bem atenta todas essas situações. Não é privilégio do Dunga, a quem a imprensa chama de Zangado, ou o Zagalo que teve que desabafar dizendo: "Vocês têm que me aturar" ou o Felipão, que não quis levar o Romário (queridinho da imprensa), ou o Telê que devia colocar ponta e armar o jogo conforme as ordens da imprensa. Acho que deve haver mais respeito e patriotismo. Em 1986, quando Maradona fez aquele gol de mão e depois a Argentina foi campeã, na Inglaterra, foi esperteza, genialidade. Domingo, depois do segundo gol do Luis Fabiano, não precisamos de críticas de outros países, a imprensa brasileira se encarrega de "malhar" o nosso jogador. No entanto, cercam o Maradona, que fala meia dúzia de asneiras e a imprensa baba para ouvir um ex craque, um ex drogado. Não pode continuar dessa maneira, é falta de profissionalismo da imprensa brasileira. Para tudo há limite...

Anônimo disse...

Dunga: de anão fictício ao técnico real
por Sagrado Lamir David*

'Algumas vezes a realidade é mais estranha do que a ficção!' (William Shakespeare)

O mesmo bardo inglês, acima citado, também afirmou: 'Que ser fantástico é o ser humano!' E querem melhor exemplo disso do que a figura fantástica do 'anão Dunga', personagem marcante do clássico infantil 'A Branca de Neve e os Sete Anões'? Sempre escolhido como o preferido pelo grande público... Sabem por quê? Porque era inteligente? Nada... Por que era bonito? Menos ainda... Porque era simpático? Chega pra lá... Porque era esperto? Claro que não... Porque era elegante?! Epa!!! Sabem porquê? Porque era ingênuo e simplório.

Em uma realidade conturbada pela malícia, pelo interesse, pela ambição, pelo orgulho, pela vaidade e pela fama, tais características significam a vitória da coragem, a qualidade prejudicada pela covardia de não se ser aquilo que mais se deve: superautêntico!!! Ainda assim, mesmo corajoso, Dunga poderá levar a pior, por não saber que 'tolos são aqueles que pensam que a hipocrisia é um mal, pois sem ela não haverá convívio!', no dizer do também inglês Oscar Wilde!

" Dunga é um exemplo de honestidade e competência. Se o Brasil for hexa, saibam que o foi pela incorporação magistral do 'espírito dunguista' em cada jogador e no time todo! "

De qualquer forma, Dunga é um exemplo de correção, de honestidade e de competência. Se o Brasil for hexa, saibam que o foi pela incorporação magistral do 'espírito dunguista' em cada jogador e no time todo! Não é à toa que Dunga tem o nome de batismo e registro de Carlos Caetano Bledorn Verri - origem ítalo-germânica. Carrega, portanto, geneticamente, o espírito italiano de Dante e a alma de Wagner, em misteriosa miscigenação do autor do Inferno, do Purgatório e do Céu com o imperialista compositor germânico, maior inspirador de Nietzsche! Então, parafraseando este último, em seu famoso 'Assim falava Zaratustra!', eu diria 'Assim fala Dunga!'. E fala para quem quiser ouvir, sem medo, sem paixão, mas com aquilo que precisamos aprender com ele: com coragem e com decisão!!! Continue Dunga, falando o que pensa e o que sente. Pode até se justificar com frase que será simbólica na conquista desse Hexa tão sonhado: 'Falo o que penso e o que sinto, mas faço sempre o que devo!'. Esperemos o desenrolar da Copa!!!

*Sagrado Lamir David é Médico e Escritor em Juiz de Fora-MG