sexta-feira, 25 de junho de 2010

Brasil e Portugal

Imigrantes brasileiros em Portugal encaram o jogo de hoje com apreensão, temerosos de que a rivalidade ultrapasse os limites do gramado e entre num campo conhecido, o da xenofobia e o do preconceito. Por isso, para evitar problemas, há muita gente em cima do muro, torcendo por um empate morno, sem grandes emoções.



A relação entre portugueses e imigrantes brasileiros oscila entre altos e baixos. No início dos anos 90, movidos pela adesão de Portugal à União Europeia, dentistas brasileiros e profissionais liberais acenderam uma acirrada disputa no mercado de trabalho português. Sem conseguir a autorização para trabalhar, os dentistas, principalmente, jogaram as relações entre os dois países para seu momento mais conturbado.

Na década seguinte, o perfil do imigrante mudou: vieram brasileiros de origem humilde e baixo poder aquisitivo.

Brasileiros são a maior fatia de imigrantes em Portugal - 25%, que correspondem a 107 mil regularizados e de 20 mil a 30 mil ilegais. Atualmente, segundo o advogado Gustavo Behr, presidente da Casa do Brasil, a crise econômica e o desemprego de 10% fazem o fluxo se inverter: brasileiros regressam ao país, e portugueses também vão para ex-colônias, como Brasil e Angola.

Na visão dos portugueses, o Brasil está em alta, embalado pelo rótulo de potência emergente que passa ao largo da crise econômica tão marcante na Península Ibérica.

É nesse clima que os dois países disputam hoje a liderança do Grupo G. Torcedores brasileiros e portugueses evitam ter que assistir juntos ao duelo. Nas ruas, portugueses evocam a célebre derrota brasileira há 44 anos por 3 a 1, na única vez em que as duas seleções se enfrentaram numa Copa do Mundo. Brasileiros revidam, lembrando o 6 a 2 há dois anos, no amistoso em Brasília.
www.g1.com.br

Obs: A última vez que o Brasil não passou sequer da primeira fase de um Mundial foi na Inglaterra em1966. Depois de vencer a Bulgária e perder da Hungria, o time do técnico Vicente Feola entrou em campo contra Portugal precisando do resultado, mas a derrota por 3 a 1 selou a eliminação.

Nas quartas de final, Portugal pegou a Coreia do Norte, que passou de fase surpreendentemente ao vencer a Itália, mais uma bicampeã eliminada na primeira fase. A equipe asiática chegou a abrir 3 a 0, mas tomou a virada e perdeu por 5 a 3, quatro gols de Eusébio, artilheiro da Copa com nove tentos em seis jogos. Derrotados pela Inglaterra por 2 a 1 na semifinal, os lusitanos terminaram no terceiro lugar, um recorde. Na sequência, o país voltou ao Mundial apenas em 1986.

Apesar da campanha pífia, o torneio teve momentos históricos para o Brasil. Na estreia, vitória sobre a Hungria com gols de Pelé e Garrincha. O duelo no Goodison Park, em Liverpool, foi o último com os dois astros, que nunca perderam pela seleção. No mesmo jogo, o time completou 13 jogos de invencibilidade em Copas, um recorde. Com 16 anos, Edu ainda foi o mais jovem a ser convocado.


Brasil e Portugal
Local: Estádio Moses Mabhida, em Durban (na África do Sul)
Data: 25 de junho de 2010, sexta-feira
Horário: 11 horas (de Brasília)
Árbitro: Benito Archundia (do México)
Assistentes: Marvin Torrentera (do México) e Hector Vergada (do Canadá)
BRASIL: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Daniel Alves e Júlio Baptista; Robinho e Luís Fabiano
Técnico: Dunga
PORTUGAL: Eduardo; Miguel, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão; Pedro Mendes, Raul Meireles, Tiago e Simão Sabrosa; Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida
Técnico: Carlos Queiroz.

Um comentário:

Esteban Crustille disse...

Hola

Para nuestra felicidad, brasil es una selección de jugadores debil y fraczado que no pasa de las cuartos de final .
ARGENTINA CANPEÓN DEL MUNDO.
BRAVO ARGENTINA !!!
El gran Messi tiene razión: jugador por jugador somos los mejres del mundo.
Y el gran Dios Maradona tambien tiene razión: Los jugadores debil de brasil no juega 30% en relación a Messi.
Los diarios de brasil saben y reconecen nuestra superioridad y hablan bien de nosotros .
ARGENTIAN CA´MPEÓN DEL MUNDO Y LA MEDIOCRE SELECCIÓPN DE BRASIL, NO PASA DE LAS CUARTOS DE FINAL.
Un saludo
Esteban Crsutille
Córdoba