domingo, 23 de maio de 2010

Literatura


"Um Expresso Chamado Vitória", livro que conta a trajetória do time vascaíno das décadas de 1940 e 1950, será lançado dia 31 de maio de 2010.

Santiago, 1948. Um dos maiores triunfos do futebol brasileiro. Rio de Janeiro, 2010. Escritores lançam "Um Expresso Chamado Vitória". Mas qual a relação dos fatos? 62 anos depois da até então inédita conquista, os cariocas Alexandre Mesquita e Jefferson Almeida contam a trajetória do fabuloso time do Vasco da Gama que conquistou inúmeros troféus e teve como ápice o título de campeão sul-americano, no Chile. Editado pela iVentura, o livro será lançado em 31 de maio de 2010, na Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

A obra descreve o caminho do time vascaíno, que ficou conhecido como "Expresso da Vitória", desde sua pré-história, ainda em 1942. Também fala como os craques foram parar em São Januário e como esta equipe fabulosa se formou. E, a partir daí, aprofunda-se ano a ano, jogo a jogo, campeonato a campeonato, conquista a conquista, a partir de 1944, temporada em que os primeiros títulos vieram. Aliás, relembrar torneios, quase sempre esquecidos na hora de se fazer a estatística de conquistas dos clubes, é fundamental para ratificar a verdade dos fatos.

Mas o que sabemos sobre esse time? Que ele foi campeão carioca invicto em 1945, 1947 e 1949? Que foi base da seleção vice-campeã mundial na Copa em 1950? Que foi o primeiro campeão do Maracanã deste mesmo ano? Tudo isso é verdade, mas também é muito pouco para quem foi o melhor time que a cidade do Rio de Janeiro já viu nascer. Para muitos jornalistas especializados e pesquisadores do tema, um conjunto só superado no Brasil pelo Santos na Era Pelé. Definitivamente, não é pouco.
Fonte: netvasco

Nenhum comentário: