sexta-feira, 21 de maio de 2010

Gente de Expressão

Glauco Horta Fasshebernasceu em Juiz de Fora-MG, em 01º de  abril de 1937.

Família
Filho de Rubens Fassheber (1906/1995) e Maria Sabina Horta - dona Bininha (1909/2005), irmão de Lúcio Flávio Horta Fassheber (1938/1972), sobrinho do General de Divisão Frederico Adolpho Ferreira Fassheber (in memoriam) e pai de três filhos: Soraya Fassheber Navarro de Oliveira* (filha de Célia Maria da Silva* e mãe do Bernardo e do Guilherme), Érica Vieira Fassheber (filha de Maria Célia Vieira e mãe da Nicolle e da Pietra) e José Fassheber (1973/1973).
*Soraya Fassheber Navarro de Oliveira (nascida em 1963), casada com Robinson Moulin Navarro de Oliveira (nascido em Barbacena em 11 de dezembro de 1957), casados em Juiz de Fora em em 16 de janeiro de 1998. Filhos: de Bernardo Fassheber Navarro de Oliveira (nascido em Juiz de Fora, em 03 maio 1988) e Guilherme Fassheber Navarro de Oliveira (nascido em Juiz de Fora, MG, em 24 setembro 1996). 
*Célia Maria da Silva, advogada, nascida em Cachoeiro de Itapemirim-ES, em 21 de março de 1941, filha de Carlito Theodoro da Silva (1919/1999) e Maria José Soares da Silva (1920/2006).
Obs: Do casamento com Isabel Orsi, nascida em Biguaçu-SC, não teve filhos.

Formação
Bacharel em ciências jurídicas e sociais pela universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro

Carreira
Radialista, jornalista, publicitário, mestre de cerimônias e empresário, iniciou a carreira em 1955 na Rádio Industrial de Juiz de Fora, passando posteriormente pelas rádios: Difusora de Juiz de Fora; Tamoio, Tupi, Jornal do Brasil e Globo, todas na cidade do Rio de Janeiro. Concomitantemente atuou como âncora do telejornal Pirelli na antiga TV Rio, na cidade do Rio de Janeiro, como narrador de Cine-Jornais da Atlântida Cinematográfica e como locutor oficial da presidência da república. Durante dois anos consecutivos, apresentou ao lado de William Mendonça, o informativo "A VOZ DO BRASIL".

Radiodifusor
Implantou as primeiras emissoras em Frequência Modulada, nas cidades de Juiz de Fora (Manchester), São João Nepomuceno (Everest) e Carangola (Caparaó), todas na Zona da Mata de Minas Gerais. Em Juiz de Fora já era proprietário da Rádio Difusora AM, adquirida junto ao grupo de Sérgio Mendes.

Volta pra casa
Em 1990, retornou a Juiz de Fora, atuando na Rádio Pio XII FM e TV Tiradentes, afiliada ao SBT, e finalmente na Rádio Panorama FM, 96,7, pertencente ao grupo OP Com (Organização Panorama de Comunicação).

Atualmente, aposentado, Glauco Fassheber reside na região da cidade alta, em Juiz de Fora.

5 comentários:

- disse...

Glauco é um ícone do rádio brasileiro. Sua voz será sempre lembrada como um dos mais importantes apresentadores de "O Globo no Ar" e o "Seu Redator Chefe". Os atuais noticiaristas da Rádio Globo do Rio são profissionalmente fracos, gaguejam com frequência, jamais marcarão o nome na história da radiodifusão brasileira.

SÉRGIO RODRIGUES disse...

Parabéns Glauco! Significa o reconhecimento a uma das grandes expressões do Rádio Brasileiro. Contemporâneo de Cid Moreira, Luiz Jatobá, Heron Dmingues e tantos outros que marcaram a história da comunicação. Pena não estar disponível no horário para ouvir.

Unknown disse...

Olá Glauco, tudo bem?

Será que você consegue passar o seu contato? Meu pai homenageou você com o nome do meu irmão.

Tenho muita vontade de fazer um encontro seu com meu pai.

Forte abraço!

85 - 9.8898-8698

Unknown disse...

grandicomunicador.glaucofasheberasvozes.do radio.que.nao.se.vemas

Uilmara Machado de Melo Gonçalves disse...

Infelizmente, hoje, 18/05/2021, tivemos essa grande perda para Juiz de Fora/MG! O radialista, jornalista, publicitário, locutor, empresário, mestre de cerimônias - Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro, GLAUCO HORTA FASSHEBER, morreu, aos 84 anos, em Juiz de Fora/MG - ele não resistiu a uma insuficiência renal crônica, decorrente da Diabetes. FASSHEBER deixa a esposa Izabel Orsi, além das filhas Soraya e Érica Fassheber, dos casamentos anteriores com, respectivamente, Célia Maria da Silva e Maria Célia Vieira.
Que DEUS conforte parentes, familiares e amigos; que ele descanse em Paz! Abraços.