domingo, 30 de maio de 2010

Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)


Depois de desativar por três anos a linha tronco da antiga Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), que liga os portos do Rio de Janeiro e Vitória, passando por Campos, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) vai ser reativada no próximo mês, junho de 2010. A reativação da ferrovia se dará em função das demandas por cargas para a indústria da construção civil. O trem vai transportar cimento, granito e areia entre Cachoeiro do Itaperimim, no Espírito Santo, e Campos, Macaé e a cidade do Rio de Janeiro. A FCA já iniciou a contratação de pessoal, inclusive maquinistas desempregados desde maio de 2007, quando a empresa decidiu paralisar a operação dos trens na antiga linha e demitiu em massa dezenas de ferroviários.

As antigas oficinas de vagões e de locomotivas de Macaé e de Campos vão sediar terminais de cargas e funcionarão como armazéns de cimento e embarcadouros de areia. O cimento e o granito vão ter origem em Cachoeiro do Itapemirim, com três destinos distintos: as estações de Campos, Macaé e Venda das Pedras, no município de Tanguá, próximo de Itaboraí, já na Região Metropolitana do Grande Rio.

Pedras de Cachoeiro para Campos, de onde sairá areia
O trem cargueiro vai transportar pedras (britas), blocos de granito e cimento capixaba, da região de Cobiça Leopoldina para atender as demandas das obras no Norte Fluminense e na cidade do Rio de Janeiro. Os trens vão transportar grandes quantidades de pedras, cimento e areia para a reforma e ampliação dos complexos esportivos do Panamericano que vão sediar competições durante a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos em 2016, todas no Rio de Janeiro.

Os trens também vão transportar materiais para a construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), entre os municípios de São Gonçalo e Itaboraí, na região do Grande Rio. Nos terminais de cargas em Campos o trem deixará cargas de cimento e pegará carregamentos de areia extraída no Rio Paraíba do Sul.

Trecho na região já recebeu reparos
A FCA já iniciou no município de Tanguá a construção de um desvio (pequeno trecho de ferrovia) para conduzir da ferrovia principal as cargas de cimento, pedra e areia, até um terminal de cargas que começa a ser construído para atender as obras do Comperj.

No momento equipes de ferroviários trabalham na recuperação da estrada de ferro. Trechos que estavam necessitando de poda de árvores, troca de dormentes e nivelamento da via entre Campos e Macaé já foram corrigidos. No momento a empresa realiza reparos no espaço Campos-Cachoeiro.

Para fazer o reparo no leito da linha, uma locomotiva e vagões tipo HAD (gôndolas) transitam na Linha Campos-Recreio (MG) para buscar pedras que são utilizadas no reparo no trecho da ferrovia.

A composição trafega entre Campos e a Pedreira Itereré em duas ou três viagens por mês para buscar brita. No retorno a Campos, a composição manobra no pátio da antiga Estação de Campos e segue na Linha Tronco Rio-Vitória, que está na fase final dos reparos.
Fonte: www.odiarionews.net (Campos dos Goytacazes-RJ)

12 comentários:

filipe disse...

ola amigo
gostei muito de sua materia
gostaria de saber se o senhor tem alguma informação de como anda as negociações para a reforma dessa linha que liga campos a recreio para o escoamento de cargas para o porto do açu
obrigada

Anônimo disse...

como estou feliz pela volta da movimentação ferroviaria do estado Rio de janeiro.Para aqueles que não sabem se o governo do brasil tevesse olhos voltado pela ferrovia com mais expasão o erro seria menos e extensão da economia seria incalculavel e preservando as vidas nas regiões.

Anônimo disse...

como é bom ouvir notícias da ferrovia em atividade vale lembrar se voltasem estudo transporte de passageiro pelo trem em viagem e colocar em pratica as pessoas mudam de hábito,preserva o meio ambiente e as vidas em risco de estrada rodoviárias.

Anônimo disse...

somente hoje, dia 17 de stembro de 2010, tomei conhecimento desta boa notícia.
todas as vêzes que tenho conhecimento de reativação de algum ramal, fico feliz.
como podemos aceitar a paralizaçao de
uma linha entre duas capitais tão importantes!
oxalá tenhamos outras noticias assim.
almyr rezende- brasília df

Anônimo disse...

somente hoje, dia 17 de stembro de 2010, tomei conhecimento desta boa notícia.
todas as vêzes que tenho conhecimento de reativação de algum ramal, fico feliz.
como podemos aceitar a paralizaçao de
uma linha entre duas capitais tão importantes!
oxalá tenhamos outras noticias assim.
almyr rezende- brasília df

Anônimo disse...

ola amigo dos ferroviarios e da ferrovia no Brasil vamos a luta para pedir e exigir dos politicos de nao abandonar os setores ferroviarios da RFFSA,quando essa tal (FCA/VALE)veio prometendo ceus e mundos e fundos aos brasileiros sendo enganados pelos fundadores desta siglas (FCA/VALE,
SAO VERDADEIROS DESTRUIDORES DAS FERROVIA DA RFFSA)hoje os trechos abandonados de VITORIA-ES,CAMPOS, RIO DE JANEIRO-RJ E CATAGUSES,PONTENOVA,CARATINGA,MARIANA A BELO HORIZONTE VIA MIGUEL BURIER,ENGENHEIRO CORREA,ITABIRITO,RIO ACIMA,RAPOSOS,SABARA,ROCAS GRANDES E GENERAL CARNEIROS NA GRANDE BH.Quando vai comecar ah refazer ou seja ah reconstruir este ramal que tanto ajudou o brasil no tempo do IMPERIO E D.PEDRO I E II,QUE ESTA FERROVIA E A LEGITIMA EA PRIMEIRA FERROVIA CONSTRUIDA NO BRASIL POR D.PEDRO E QUE VIAJOU MUITO SOBRE ESTA FERROVIA QUE A (FCA/VALE ACABOU COM ESTA FERROVIA)e assim que prometerao continuar e dar muitos empregos nas ferrovias mas foi ao contrario fez foi demissoes em massa na epoca que assumiu os ramais da RFFSA QUE PERTENCIA AO GOVERNO FEDERAL.VAMOS DE BRACOS ABERTOS ACOLHER AS FERROVIAS DA RFFSA E VOLTAR VER OS TRENS CIRCULANDOS EM VARIOS LUGARES DO NOSSO BRASIL,NAO VAMOS DEIXAR AH (FCA/VALE)ACABAR COM RESTOS DAS FERROVIAS BRASILEIRAS DA RFFSA,QUE SO AONDE ENTERESSA E DAR DINHEIROS E CADA VEZ MAIS LUCROS ESTE E OLHO GRANDE DA (FCA/VALE)so visa em destruir as ferrovia da RFFSA,igual no ramal de COSTA LACERDA EM SANTA BARBARA-MG.ESTAS CIDADES COMO SABARA,CAETE,BARAO DE COCAIS E SANTA BARBARA, A POPULACOES TEM QUE IR LONGE PARA PANHAR O TREM DE PASSAGEIROS DE BH/VITORIA,SO NAO ACABOU GRACAS AO GOVERNO FEDERAL QUE NAO DEIXOU A VALE ACABAR COM ESTE TREM DE PASSAGEIROS QUE E DOCUMENTADOS PELO GOVERNO FEDERAL AOS SINDICATOS E MENBROS AMANTES DA FERROVIA E AO DNIT/ANTT VAMOS ABRACAR ESTA CAUSAS PARA A RECONSTRUCOES DAS FERROVIAS ABANDONADAS NESTAS LOCALIDADES CITAS,DESTRUIDAS PELA SIGLAS ENTRE PARENTES (FCA/VALE DESTRUIDORAS DE FERROVIAS UM PATRIMONIO CULTURAL DOS BRASILEIROS NASCIDOS NESTAS TERRAS CHAMADA DE BRASIL. OBRIGADOS AH TODOS!

Anônimo disse...

HOJE,DOM-06/11/11,TUDO BEM AOS AMIGOS E AMANTES DAS FERROVIAS DA RFFSA/NO BRASIL. HOJE ESTAVA PROCURANDO SABER QUANDO VAI SER DEVOLVIDAS AS FERROVIAS DA RFFSA DAS SUPERITENDENCIAS,SR1,R2,SR3,SR4,SR5,SR6,SR7 E SR8,SERA ADMINISTRADAS PELO GOVERNO FEDERAL NOVAMENTE SERA OS SONHOS DOS FERROVIARIOS DA EXTIMADA E AMADA (RFFSA)ESTESONHOS NAO PODERA ACABAR EO GOVERNO FEDERAL DEVE RETOMAR AS FERROVIAS BRASILEIRAS E SER ADMINISTRADAS NOVAMENTE QUANDO ESTAVA NA MAOS DO GOVERNO FEDERAL MINGUEM DESTRUIA E NEN ROUBAVA SABIA QUE A POLICIA FERROVIARIA E A POLICIA FEDERAL IA E BUSCAVA E FAZIA A LEI VALER E PRENDIA O CIDADAO DE MA CONDUTA OU SEJA NA PALAVRA (LADRAO)E NA CADEIA E PAGANDO OS ERROS QUE FEZ COM SERVCOS NOS SETORES QUE ROUBOU NA FERROVIA E TEM APOIO DESTA CONCESSIONRIAS QUE ADMINISTRA AS FERROVIA DA RFFSA NAS SIGLAS(FCA/VALE)QUE ABANDONOU VARIOS RAMAIS COMO DE BHTE,MG A COSTA LACERDA E MATOU AS CIDADES POR CORRIAOS TRENS DA RFFSA PASSANDO POR ROCAS GRANDES,SABARA,CAETE,JOAO VASCONCELOS,BAU,GONGO SOCO,BARAO DE COCAIS,BARRA FELIZ,SANTA BARARA-MG E COSTA LACERDA EM SANTA BARARA QUE VEIO FICAR SEM OS TRILHOS DA RFFSA NA SR2,QUANDO A TAL VALE FEZ ACABOU COM AS PASSAGENS DOS TRENS DENTRO DESTAS CIDADES CITADA E NOVAMEMTE FEZ NO RAMAL DE BHTE-MG,RIO DE JANEIRO-RJ E VITRIA-ES VIA AS CIDADES DE GENERAL CARNEIRO,ROCAS GRANDES,SABARA,RAPOSOS,RIO ACIMA,ITABIRITO,ENGENHEIIRO CORREA,MIGUEL BURNIER,USINA WIGG,RODRIGO SILVA,OURO PRETO,MAIRIANA,PONTE NOVA,CARATINGA,VICOSA,CATAGUASES,LEOPOLDINA,CACHOEIRO DO ITAPEMERIM,CAMPOS,E OUTRAS CIDADES MAIS QUANDO ESTA SIGLAS(FCA/VALE) FEZ O PUDOR DE DEIXAR ROUBAR OS MATERIASIS FERROVIARIOS DA EXTIMADA E AMDA RFFSA QUE FOI ABANDONADAS PELAS CONCESSIONARIAS DAS SIGLAS(FCA/VALE)ACABOU DESTRUINDO TUDO E SO VISANDO AONDE CORRE DINHEIRO E LUCROS O GOVERNO FEDERAL NAO PODE DEIXAR AS FERROVIAS DA RFFSA NAS MAOS DAS CONCESSIONARIAS COMO ESTAS(FCA/VALE)SO DESTRUI TUDO DO PATRIMONIO CULTURAL FERROVIARIOS DA RFFSA NO BRASIL E O AMANTES DAS FERROVIA VAMOS LUTAR POR ESTES PATRIMONIOS FERROVIARIOS DO BRASIL BUSCANDO APOIO DOS POLITICOS BRASILEIROS,DAS EMPRESAS QUE PRECISA DOS TRANSPORTES FERROVIARIOS POR AONDE PASSAVA FERROVIA E AONDE PASSA AINDA HUMA FERROVIA EXISTE.AS ENTIDADES NO SETORES FERROVIARIOS COMO SINDICATOS,FEDERACAO DAS FERRROVIA,FEDERACAO DOS FERROVIARIOS APOSENTADOS E DA ATIVA,GOVERNO FEDERAL,DNIT,ANTT,E OUTRAS MAIS.VAMOS AJUDAR A RECONSTRUIR ESTES RAMAIS FERROVIARIOS EM TODOS O BRASIL,SEM FERROVIA O NOSSO AMADO BRASIL NO PODERA VIRAR HUM CAUS NO SETOR DE TRNSPORTES.PORQUE NO TRANSPORTES RODOVIARIOS JA NAO SUPORTA MAIS AS RODOVIAS ESTAO EM PESSIMAS CONDICOES E NAO AGUENTA MAIS CAMINHOES...................JA!JA! JA! TRANSPORTES PARA FUTURO DO NOSSO BRASIL QUE PRECISA DO TRANSPORTES FERROVIARIOS LUTEMOS JUNTOS POR ESSA CLASSE DE MEIO DE TRANSPORTES DE CARGAS E PASSAGEIROS DE ESTADO A OUTRO ESTADO,SENDO VICE-VERSA,IGUAL EXISTIA DE BHTE/RIO DE JANEIRO/SAO PAULO OS TRENS DE PASSAGEIROS VERA CRUZ OU SEJA TREM PRATA E TREM OURO?GRATO HUM ABRACOS AH TODOS OS FERROVIARIOS DA EFCB/RFFSA/CBTU?

Anônimo disse...

HOJE,DOM-06/11/11,TUDO BEM AOS AMIGOS E AMANTES DAS FERROVIAS DA RFFSA/NO BRASIL. HOJE ESTAVA PROCURANDO SABER QUANDO VAI SER DEVOLVIDAS AS FERROVIAS DA RFFSA DAS SUPERITENDENCIAS,SR1,R2,SR3,SR4,SR5,SR6,SR7 E SR8,SERA ADMINISTRADAS PELO GOVERNO FEDERAL NOVAMENTE SERA OS SONHOS DOS FERROVIARIOS DA EXTIMADA E AMADA (RFFSA)ESTESONHOS NAO PODERA ACABAR EO GOVERNO FEDERAL DEVE RETOMAR AS FERROVIAS BRASILEIRAS E SER ADMINISTRADAS NOVAMENTE QUANDO ESTAVA NA MAOS DO GOVERNO FEDERAL MINGUEM DESTRUIA E NEN ROUBAVA SABIA QUE A POLICIA FERROVIARIA E A POLICIA FEDERAL IA E BUSCAVA E FAZIA A LEI VALER E PRENDIA O CIDADAO DE MA CONDUTA OU SEJA NA PALAVRA (LADRAO)E NA CADEIA E PAGANDO OS ERROS QUE FEZ COM SERVCOS NOS SETORES QUE ROUBOU NA FERROVIA E TEM APOIO DESTA CONCESSIONRIAS QUE ADMINISTRA AS FERROVIA DA RFFSA NAS SIGLAS(FCA/VALE)QUE ABANDONOU VARIOS RAMAIS COMO DE BHTE,MG A COSTA LACERDA E MATOU AS CIDADES POR CORRIAOS TRENS DA RFFSA PASSANDO POR ROCAS GRANDES,SABARA,CAETE,JOAO VASCONCELOS,BAU,GONGO SOCO,BARAO DE COCAIS,BARRA FELIZ,SANTA BARARA-MG E COSTA LACERDA EM SANTA BARARA QUE VEIO FICAR SEM OS TRILHOS DA RFFSA NA SR2,QUANDO A TAL VALE FEZ ACABOU COM AS PASSAGENS DOS TRENS DENTRO DESTAS CIDADES CITADA E NOVAMEMTE FEZ NO RAMAL DE BHTE-MG,RIO DE JANEIRO-RJ E VITRIA-ES VIA AS CIDADES DE GENERAL CARNEIRO,ROCAS GRANDES,SABARA,RAPOSOS,RIO ACIMA,ITABIRITO,ENGENHEIIRO CORREA,MIGUEL BURNIER,USINA WIGG,RODRIGO SILVA,OURO PRETO,MAIRIANA,PONTE NOVA,CARATINGA,VICOSA,CATAGUASES,LEOPOLDINA,CACHOEIRO DO ITAPEMERIM,CAMPOS,E OUTRAS CIDADES MAIS QUANDO ESTA SIGLAS(FCA/VALE) FEZ O PUDOR DE DEIXAR ROUBAR OS MATERIASIS FERROVIARIOS DA EXTIMADA E AMDA RFFSA QUE FOI ABANDONADAS PELAS CONCESSIONARIAS DAS SIGLAS(FCA/VALE)ACABOU DESTRUINDO TUDO E SO VISANDO AONDE CORRE DINHEIRO E LUCROS O GOVERNO FEDERAL NAO PODE DEIXAR AS FERROVIAS DA RFFSA NAS MAOS DAS CONCESSIONARIAS COMO ESTAS(FCA/VALE)SO DESTRUI TUDO DO PATRIMONIO CULTURAL FERROVIARIOS DA RFFSA NO BRASIL E O AMANTES DAS FERROVIA VAMOS LUTAR POR ESTES PATRIMONIOS FERROVIARIOS DO BRASIL BUSCANDO APOIO DOS POLITICOS BRASILEIROS,DAS EMPRESAS QUE PRECISA DOS TRANSPORTES FERROVIARIOS POR AONDE PASSAVA FERROVIA E AONDE PASSA AINDA HUMA FERROVIA EXISTE.AS ENTIDADES NO SETORES FERROVIARIOS COMO SINDICATOS,FEDERACAO DAS FERRROVIA,FEDERACAO DOS FERROVIARIOS APOSENTADOS E DA ATIVA,GOVERNO FEDERAL,DNIT,ANTT,E OUTRAS MAIS.VAMOS AJUDAR A RECONSTRUIR ESTES RAMAIS FERROVIARIOS EM TODOS O BRASIL,SEM FERROVIA O NOSSO AMADO BRASIL NO PODERA VIRAR HUM CAUS NO SETOR DE TRNSPORTES.PORQUE NO TRANSPORTES RODOVIARIOS JA NAO SUPORTA MAIS AS RODOVIAS ESTAO EM PESSIMAS CONDICOES E NAO AGUENTA MAIS CAMINHOES...................JA!JA! JA! TRANSPORTES PARA FUTURO DO NOSSO BRASIL QUE PRECISA DO TRANSPORTES FERROVIARIOS LUTEMOS JUNTOS POR ESSA CLASSE DE MEIO DE TRANSPORTES DE CARGAS E PASSAGEIROS DE ESTADO A OUTRO ESTADO,SENDO VICE-VERSA,IGUAL EXISTIA DE BHTE/RIO DE JANEIRO/SAO PAULO OS TRENS DE PASSAGEIROS VERA CRUZ OU SEJA TREM PRATA E TREM OURO?GRATO HUM ABRACOS AH TODOS OS FERROVIARIOS DA EFCB/RFFSA/CBTU?

Anônimo disse...

Será que através de vc, conseguirei uma resposta para minhas dúvidas sobre esta FCA, pois já se passaram uns bons anos e ninguém se manifesta sobre este investimentos da qual minha chácara fará parte de indenização, sou de Cariacica ES , esta empresa esteve em minha casa e contou tudo que ia acontecer e bla,blá,blá,blá...segundo eles, vai ser construida esta grande ferrovia entre vitória a Cachoeiro, que seria em 2011,2012 ou quem sabe em 2013 , amigo esta dúvidas já fizeram minha vida dar várias volta ao mundo sem sair do lugar, se vc tiver algum conhecimento maior que o meu me ajude nesta resposta. Abraços


Unknown disse...

Será que através de vc, conseguirei uma resposta para minhas dúvidas sobre esta FCA, pois já se passaram uns bons anos e ninguém se manifesta sobre este investimentos da qual minha chácara fará parte de indenização, sou de Cariacica ES , esta empresa esteve em minha casa e contou tudo que ia acontecer e bla,blá,blá,blá...segundo eles, vai ser construida esta grande ferrovia entre vitória a Cachoeiro, que seria em 2011,2012 ou quem sabe em 2013 , amigo esta dúvidas já fizeram minha vida dar várias volta ao mundo sem sair do lugar, se vc tiver algum conhecimento maior que o meu me ajude nesta resposta. Abraços

Anônimo disse...

ESTAMOS INDO PARA 2014 E NADA DE NADA...AQUI É BRASIL MESMO....

Anônimo disse...

Gostaria de saber porque o trecho entre Barra Mansa-RJ até Angras dos Reis ontem tem um porto, parou de funcionar?