terça-feira, 30 de março de 2010

Novo Viaduto

Viaduto das Almas.. Alça de acesso a pontilhão que irá substituir ponte em curva ainda não ficou pronta Inauguração adiada pela 7ª vez Dnit prometeu várias vezes antecipar inauguração, mas não cumpriu Há cerca de 53 anos, as montanhas que circundam o KM 592 da BR-040 são testemunhas dos inúmeros acidentes registrados no famigerado Viaduto Vila Rica - mais conhecido como Viaduto das Almas -, nas proximidades de Itabirito, região Central de Minas. Apesar das cerca de 200 mortes registradas no período, a obra que visa minorar os problemas daquele trecho da rodovia vem se arrastando a passos lentos e, pela sétima vez, teve sua inauguração adiada. A data de entrega, anunciada para ontem, foi remarcada para junho. Um novo viaduto em linha reta, com 460 m de comprimento, foi construído para substituir o antigo, em acentuada curva. Duas variantes irão possibilitar o acesso da rodovia ao viaduto, e uma trincheira irá permitir o acesso a mineradoras da região. O pontilhão está pronto, mas ainda resta finalizar as variantes e a trincheira. "Está quase tudo pronto. Agora restam apenas alguns arremates", disse um funcionário da construção. No local, algumas máquinas e caminhões estão ociosos, segundo funcionários. "Aqui antes tinham uns 300 homens, agora são 130", disse outro operário, dando uma pista sobre o motivo do ritmo moroso dos trabalhos. Enquanto o novo viaduto não é entregue, os motoristas continuam sendo obrigados a passar pelo antigo, que, além de estreito, está sem mureta de proteção em um dos lados. A chuva e um abatimento da pista são os principais motivos alegados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) por tanta lentidão na obra, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. "A ministra Dilma (Roussef) está doida para inaugurar isso", comentou um dos operários. O Dnit informou que o tráfego no local será liberado em abril e que a entrega total da obra está prevista para junho. Os custos totais da obra já ultrapassam R$ 50 milhões. O projeto é datado de 1998, mas a obra só teve início em 2006. Mais de 15 mil veículos passam pelo viaduto antigo por dia. Justificativa Culpa sempre foi da chuva A cada adiamento da entrega do novo Viaduto Vila Rica – batizado de Márcio Rocha Martins –, a culpa recai sobre as condições climáticas da região de Itabirito. “Era para ter ficado pronto em outubro, mas a chuva atrasou. Aqui chove muito”, justificou um funcionário da empreiteira, que preferiu não se identificar. Fonte: www.otempo.com.br

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