segunda-feira, 29 de março de 2010

Plágio

Roberto Jefferson publica artigo plagiado na Folha O filósofo Olavo de Carvalho acusa o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, de ter plagiado um texto seu e publicado na Folha de São Paulo no dia 19/03. Jefferson se defendeu, e disse que o texto foi enviado por um amigo, com sendo seu. De acordo com Carvalho, o artigo "Pensem nisso", publicado no Diário do Comércio, foi reproduzido pelo político com o nome "São ideológicos, por isso corrompem" (para assinantes da Folha), e veiculado na Folha no último dia 19/03. Carvalho ficou sabendo do plágio por e-mails de seus leitores e logo procurou o jornal para esclarecer o caso. "Se alguma vez concordei em gênero, número e grau com alguma opinião do senhor Roberto Jefferson foi no último dia 19, ao ler nesta Folha o seu artigo 'São ideológicos, por isso corrompem'. Nada tenho a acrescentar ou a modificar nesse texto, pela simples razão de que é um plágio do meu artigo 'Pensem nisso', publicado pelo Diário do Comércio de 05/01 e reproduzido desde então no meu site...”, informou o filósofo no Painel do Leitor. Roberto Jefferson alega que não plagiou o texto e informa ainda que o artigo lhe foi enviado por um amigo. "Fui induzido ao erro por um antigo colaborador que me enviou o texto como seu. Subscrevi as ideias, porque comungava com elas (quem leu o texto na íntegra verá que não são absolutamente iguais). Mesmo assim, peço desculpas ao professor e à Folha pelo lamentável equívoco”. A assessoria do político também diz que Roberto chegou a encaminhar o texto subscrito para o amigo, que aprovou o conteúdo para a publicação. O artigo de Jefferson possui os primeiros quatro parágrafos praticamente idênticos ao texto de Carvalho. O restante foi modificado, mas o argumento é o mesmo. Carvalho não se convenceu com os argumentos do presidente nacional do PTB. “A explicação que ele me deu do amigo não me convenceu muito. Além disso, os acréscimos não desconfiguram o plágio”, declarou. O filósofo ainda estuda se irá ou não entrar com uma ação contra Roberto. “Tenho um advogado que está estudando o caso, se é viável ou não. Não fiquei ofendido com a situação, é só uma questão legal”, esclareceu. A direção da Folha ainda não definiu se publicará novos artigos do político no veículo. Fonte: Comunique-se

Nenhum comentário: