sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Estrada União e Indústria

Agência Brasil Brasília-DF - Primeira estrada pavimentada do país, a União e Indústria, ligação entre Petrópolis, no estado do Rio, e Juiz de Fora, em Minas Gerais, é alvo de decisão da 2ª Vara Federal de Petrópolis para recuperação e manutenção do trecho inicial, até Três Rios, próximo à divisa mineira. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e o Governo fluminense têm dois meses para apresentar um projeto de recuperação emergencial dos trechos e o cronograma das obras. A União também é citada como responsável pelo repasse da verba necessária e, assim como os demais condenados,estará sujeita a multa de R$ 10 mil por dia de atraso nos trabalhos. Os réus podem apresentar recurso. A ação civil pública contra a União, o estado e o Dnit foi proposta em agosto do ano passado pelo Ministério Público Federal em Petrópolis, que anexou ao processo registros jornalísticos dos frequentes acidentes nos trechos da estrada em Petrópolis e em Três Rios. VIAGEM PELA HISTÓRIA A origem da estrada se confunde com o acesso da família imperial do Rio de Janeiro à Fazenda Córrego Seco, onde o imperador D. Pedro II costumava passar temporadas durante o verão e que hoje corresponde à cidade de Petrópolis. De lá, a ligação até Juiz de Fora se concretizou a partir de 23 de junho de 1861, com a inauguração da União e Indústria. Construída em cinco anos sob a responsabilidade do comendador Mariano Procópio Ferreira Lage, a União e Indústria foi a primeira estrada na América Latina a ter piso macadamizado, antigo revestimento derivado do petróleo e semelhante ao asfalto. Tinha 114 quilômetros e seu traçado possibilitava uma velocidade de até 20km/h. Para sua construção, Mariano Procópio criou a empresa União e Indústria e recebeu do imperador, em regime de concessão por meio século, a exploração do pedágio sobre cargas transportadas em mulas e veículos de passageiros. Ela foi a primeira responsável pelo desenvolvimento de Juiz de Fora e da Região Sul de Minas. Em 1980, a rodovia foi absorvida pela atual BR-040, que liga Brasília ao Rio de Janeiro, e de seu traçado original persistem construções, como a Ponte de Santana, em Alberto Torres, a Ponte das Garças em Três Rios e a antiga Estação de Paraibuna em Mont'Serrat, município de Comendador Levy Gasparian, construída em 1856 para a troca das mulas durante as viagens entre Petrópolis e Juiz de Fora. Fonte: www.jfhoje.com.br

Nenhum comentário: