terça-feira, 1 de setembro de 2009

Série D - Analisando o Regulamento

Marco Antonio Campos*
Caro amigo Carlos Ferreira!
Está havendo um equívoco na interpretação do regulamento da Série D no que diz respeito ao critério de classificação para os times que estão disputando a presente terceira fase.
Sei que o Diretor de Competições do Departamento Técnico da CBF, Virgílio Elísio da Costa Neto, declarou que já existiam equipes classificadas para a quarta fase antes mesmo de disputarem a terceira como foi publicado no Futebol Interior e também no Yahoo. Tal fato não condiz com a verdade. Convém lembrar que o Sr. Virgílio apenas assina os regulamentos e não os elabora. Tal função cabe ao Sr. José Dias. E não será a primeira vez que o Sr. Virgílio dá declarações inexatas que mais tarde não se confirmam como verdadeiras. Nós dois já sabemos desta característica dele.
Para corroborar o que afirmo aqui, seguem os trechos polêmicos extraídos na íntegra do regulamento da Série D. Diz o artigo 13:
“Na 3ª Fase, os dez clubes classificados na fase anterior serão divididos em cinco grupos (C1, C2, C3, C4 e C5) de dois clubes cada conforme composições abaixo, classificando-se para a fase seguinte os clubes vencedores de cada grupo, e mais os três clubes melhores classificados como segundos dentre os disputantes da 3ª fase.”
Como você vê, em momento algum está escrito que os três escolhidos dentre os perdedores serão apontados com base no somatório de todas as fases anteriores. Este ponto, que gerou todo o engano, vem do parágrafo terceiro do artigo 18, que diz:
“Os critérios definidos no caput do presente artigo também serão aplicados para a identificação dos cinco melhores primeiros e dos três melhores segundos clubes classificados após o encerramento da 3ª fase, para a composição prevista no Artigo 14, considerando-se as campanhas acumuladas nas três primeiras fases.” A composição no citado artigo 14 é a seguinte:
Grupo D1 = 1º melhor 1º x 3º melhor 2º
Grupo D2 = 2º melhor 1º x 2º melhor 2º
Grupo D3 = 3º melhor 1º x 1º melhor 2º
Grupo D4 = 4º melhor 1º x 5º melhor 1º
Explicando: apenas para compor os confrontos da quarta fase é que vai se levar em consideração a campanha em todo o campeonato até então. Ou seja, definidos os cinco classificados se faz um levantamento da campanha acumulada para saber em que posição ele fica considerando critérios de desempate presentes no regulamento. O mesmo vale para os três vindos da repescagem. Definidas as ordens de cada um, todos ficarão sabendo seus adversários na quarta fase.
Conclusão: nesta terceira fase vai se escolher os três melhores segundos com base no desempenho na fase em questão. Ninguém está classificado ainda e todos precisam lutar pelas vagas, sejam como vencedores ou como melhores entre os perdedores.
*Marco Antonio Campos é Locutor Esportivo

Nenhum comentário: