quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Miracema-RJ

Desde 2006 está em execução a obra Logradouros de Miracema buscando contribuir ao resgate de Memória de Miracema, (importante e tradicional cidade do Noroeste Fluminense) com gente e coisas das vias públicas da Cidade.
Cinco volumes estão lançados e o sexto volume vai ser lançado no dia 10/10/09, no Centro Cultural Melchiades Cardoso, com solenidade promovida pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Miracema. Mais seis logradoures, totalizando mais de 120 páginas (formato A-4) e editado de forma artesanal, com capa rememorando a beleza miracemense. Na oportunidade será lançada, também, a edição eletrônica de Logradouros de Miracema, com o seu Volume I, revisto e atualizado (só pela Intermet).
A obra é um trabalho de incontáveis e espontâneos autores, sob a coordenação do engenheiro e contador de história Luiz Carlos Martins Pinheiro (Mineiro de Tombos, na zona da mata e radicado no Rio de Janeiro), homenageado como cidadão miracemense. Reúne matérias já publicadas por diversas fontes, consolidando-as e facilitando o acesso às mesmas, com incontáveis novidades, muitas das quais sacadas do fundo do baú e da memória de muitos, solucionando alguns enigmas históricos.
Embora sem caráter didático, é importante fonte de pesquisa principalmente à área do ensino, colocando de forma mais acessível novas e antigas informações, hoje difíceis de serem encontradas. Muitos têm se surpreendido com o melhor conhecimento de sua parentada e não poucos com homenagens do povo miracemense a parentes seus, que Logradouros de Miracema está rememorando.
Será a segunda vez que a prefeitura de Miracema vai abrir as portas para essa importante obra.

Nenhum comentário: