terça-feira, 25 de agosto de 2009

Série D

Um regulamento confuso e esdrúxulo causou uma reviravolta no Campeonato Brasileiro da Série D.
O diretor técnico de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgilio Elísio, afirmou oficialmente nesta terça-feira, ao Portal Futebol Interior, que Macaé-RJ e Chapecoense-SC já estão classificados para a 4ª fase, mesmo sem terem jogado a 3ª fase.
De acordo Elísio, que tentou explicar o regulamento confuso, os dez times classificados para a 3ª fase, vão se enfrentar em jogos de ida e volta, no formato de mata-mata. Os cinco vencedores passam de fase, assim como os três melhores perdedores.
É justamente neste ponto em que houve toda a confusão. O regulamento não específica de forma clara qual seria o critério para avaliar o "melhor" perdedor: se valeria os resultados apenas da fase ou então a somatória de todas as fases. "Nós já falamos disso antes e, agora, voltamos a esclarecer.
Os melhores serão definidos pela somatória de toda a competição, não somente na terceira fase da Série D", esclareceu Elísio ao FI.
Dois garantidos
Com esta afirmação, Macaé e Chapecoense já estão classificados à 4ª fase. Eles têm 17 pontos no geral e, mesmo que percam os dois jogos da 3ª fase, se manteriam entre os três mellhores perdedores.Outros times que estão perto da classificação pela vaga de índice técnico são: Tupi-MG, Cristal-AP e São Raimundo-PA.
O primeiro soma 15 pontos, enquanto os outros dois têm 14 pontos cada.
Marmelada?
O regulamento esdrúxulo da CBF pode ter ainda um segundo agravante. É que, como têm 14 pontos cada, Cristal e São Raimundo também podem se classificar juntos, caso façam o famoso "jogo de compadres".A explicação é simples. Abriu-se um precedente para que ambos possam "combinar" de cada um vencer uma partida por 1 a 0. Assim, os dois chegariam a 17 pontos e fariam a disputa de vencedor nos pênaltis. O perdedor também estaria classificado, pois assim como Macaé e Chapecoense, chegariam aos 17 pontos e não poderiam ser alcançados pelos demais perdedores.
Outro absurdo!
O festival de besteiras da CBF, entretanto, não param por aí. Como já estão classificados, abre-se a possibilidade de Macaé e Chapecoense "venderem" seus confrontos contra Tupi-MG e Londrina-PR, respectivamente. Isso não causaria estranhesa, uma vez que os clubes se mantêm a duras penas para disputar a Série D, uma vez que não recebem verba alguma da entidade máxima do futebol.
Veja os confrontos da 3ª fase:
Macaé-RJ x Tupi-MG
Londrina-PR x Chapecoense-SC
Alecrim-RN x Sergipe-SE
Araguaia-MT x Uberaba-MG
Cristal-AP x São Raimundo-PA Fonte: www.futebolinterior.com.br

2 comentários:

Eurico Moura disse...

Incrível. Cabe ao Tupi fazer sua parte e voltar para a serie C.
PELO AMOR DE DEUS!
Caso contrário, pare com o futebol, apesar de considera-lo, campeão da TEIMOSIA, ao contrário de Tupynambás e Sport, que, após 20 anos, consegue montar um time, que a distancia, me parece ridículo. Continuasse mais 20 anos fora. Não posso entender como lugarejos conseguem montar times mais aplicados e determinados que em JF.
CANSA esse dia a dia mediocre e sem perspectiva em JF.

Blog do Tavares disse...

E ainda tem gente que pergunta o pq de o nosso futebol ser tão atrasado...

Abraços!