terça-feira, 25 de agosto de 2009

Literatura

Jornalista lança livro sobre relacionamento entre assessoria e redação
No dia 05/09, durante o Intercom Curitiba, o jornalista Rodrigo Capella lança o livro "Assessor de imprensa: fonte qualificada para uma boa notícia". Montada com base em entrevistas com diversos profissionais, a obra busca compreender o relacionamento entre assessores de imprensa e jornalistas de redação.
De acordo com o autor, a assessoria de imprensa deve funcionar como uma extensão da redação. O assessor atuar como um facilitador para o jornalista, trabalhando para ganhar a sua confiança.
Atuando em uma empresa de assessoria de imprensa, Capella utiliza os conhecimentos adquiridos durante a pesquisa e elaboração do livro no cotidiano. O uso do Follow up é um exemplo disso. O autor aborda a fundo o tema: pesquisou a literatura disponível e foi a campo. Munido de gravador e muitas perguntas, ele fez contatos com experientes colegas de redação e de assessorias de imprensa, além de estudiosos sobre o assunto, para investigar até quando o trabalho de um pode ajudar no de outro, sem ultrapassar os limites éticos.
Neste livro, Rodrigo Capella revela, por exemplo, que algumas barreiras foram superadas, mas ainda há um bom caminho a percorrer, com a profissionalização e o respeito entre colegas

Nenhum comentário: