quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Primeiro Fla-Flu

Rio de Janeiro, 7 de julho de 1912.
Em 1911, o Fluminense levantara seu quinto campeonato carioca, vencendo todos os jogos do certame. Infelizmente, a campanha avassaladora despertou vaidades colossais entre os jogadores, e ocorreu então a cisão. Nove dos onze titulares campeões resolveram abandonar o clube, para fundar o departamento de futebol do Clube de Regatas do Flamengo. Apenas dois titulares permaneceram fiéis ao Tricolor: Oswaldo Gomes e James Calvert.
Sobre o episódio, Nelson Rodrigues escreveu, décadas mais tarde: "Eu gostaria de saber que gesto, ou palavra, ou ódio deflagrou a crise. Imagino bate-bocas homicidas. E não sei quantos Tricolores saíram para fundar o Flamengo. Hoje, nos grandes jogos, o Estádio Mário Filho é inundado pela multidão rubro-negra. O Flamengo tornou-se uma força da natureza e, repito, o Flamengo venta, chove, troveja, relampeja. Eis o que eu pergunto: - Os gatos pingados que se reuniram numa salinha imaginavam as potencialidades que estavam liberando? Há um parentesco óbvio entre o Fluminense e o Flamengo. E como este se gerou no ressentimento, eu diria que os dois são os irmãos Karamazov do futebol brasileiro."
Então chegara o dia do primeiro clássico: a clara tarde de 7 de julho de 1912. Todos esperavam um massacre do Flamengo sobre o Fluminense no campo de Laranjeiras. Afinal, era praticamente um duelo dos titulares campeões do ano anterior, contra os seus reservas. À equipe do Flamengo, por todas as razões, se impunha a sua vitória. [4]
As campanhas das equipes também justificavam o favoritismo rubro-negro. O Flamengo aplicara três sonoros banhos de bola: 16 a 2 no Mangueira, 6 a 3 no América e 7 a 4 no Bangu. Perdera apenas para o Paysandu, por 2 a 1. Já o Fluminense tropeçava, ainda golpeado pela cisão: derrotas de 2 a 1 para o Rio Cricket, e 5 a 0 para o Paysandu; uma vitória sobre o São Cristóvão (1 a 0); e um empate com o América (0 a 0).
O jogo começa e, já no primeiro minuto, acontece o momento sublime: Edward Calvert abre o placar para o Fluminense. Era o primeiro gol da história do Fla-Flu, que na época nem se chamava Fla-Flu ainda (o apelido perfeito seria criado pelo jornalista Mário Filho, décadas depois).
Logo em seguida, o Flamengo empatou, deixando o clássico eletrizante. Ali já estava a essência do Fla-Flu, em que cada minuto é melhor que o minuto que passou. E os minutos passavam, passavam, passavam, num ritmo ao mesmo tempo devagar e alucinante, como só acontece nos jogos entre Fluminense e Flamengo.
Aos 17 minutos do segundo tempo, a falta na entrada da área do Flamengo era a chance para o Fluminense. James Calvert, um dos dois heróis que resolveram ficar no Fluminense, cobra sem força, mas o goleiro Baena aceita. Era o primeiro frango homérico do Fla-Flu.
A meia-hora seguinte transcorreu da seguinte maneira: lentamente para os tricolores, rapidamente para os rubro-negros. Cada segundo que se escoava deixava o Fluminense mais perto do épico triunfo, e o Flamengo mais perto da humilhante derrota para os ex-reservas. O rubro-negro lançou-se todo para a frente e, a dois minutos do fim, conseguiu o milagre do empate. Parecia então definido que o primeiro Fla-Flu de todos os tempos terminaria empatado.
Mas... abençoado seja o Fla-Flu, das emoções modificadas, em que cada minuto fica melhor que o minuto que passou. No último lance do match, acontece o lance que ficará para sempre na história. James Calvert penetra rapidamente pela esquerda, e cruza forte e rasteiro. Bartholomeu aparece na área e fuzila Baena: gol do Fluminense! Era a vitória, a doce e santa vitória! No último minuto, da melhor forma possível, o Fluminense vencia o Flamengo pela primeira vez.
Amigos, aquele foi um dos jogos mais importantes da história do Fluminense. Se o Flamengo tivesse vencido, a rivalidade morreria ali, de estalo. O Rubro-Negro, com os ex-titulares do Fluminense, herdaria as glórias do Tricolor, que seria apenas mais um clube na cidade. Mas o Fluminense venceu, e desde então cada Fla-Flu pára a cidade, o estado, e o país inteiro. A vitória tricolor gravou-se na carne e na alma flamengas. [6]
Os tricolores celebraram o triunfo como se este fosse um campeonato inteiro. Para os flamenguistas, a derrota realmente foi um campeonato inteiro: aqueles dois pontos perdidos lhes custariam o troféu, que foi para o Paysandu.
Eis a escalação de heróis: Laport; Luiz Maia e José Bello; Pernambuco, Mutzembecker e João Leal; Oswaldo Gomes, Bartholomeu, Berhmann, Edward Calvert e James Calvert. Estes onze homens salvaram a história do Fluminense Football Club. Eles obtiveram a vitória que jamais poderá ser vingada.
Desde então, Fluminense e Flamengo quebram lanças em batalhas sensacionais. A cada vez que entram em campo, é como se fosse naquela clara tarde de 7 de julho de 1912. Fluminense 3 x 2 Flamengo.
- Campeonato Carioca de 1912.
- Data: 07/07/1912.
- Local: Laranjeiras.
- Fluminense: Laport; Luiz Maia e José Bello; Pernambuco, Mutzembecker e João Leal; Oswaldo Gomes, Bartholomeu, Berhmann, Edward Calvert e James Calvert. Técnico: Charles Williams.
- Flamengo: Baena; Píndaro e Nery; Cintra, Gilberto e Galo; Baiano, Arnaldo, Borgerth, Gustavo e Amarante. Técnico: Ground Commitee.
- Árbitro: Frank Robinson.
- Gols: Edward Calvert, James Calvert e Bartholomeu (Fluminense); e Arnaldo e Píndaro (Flamengo).
Colaboração: Alexandre Magno Barreto Berwanger

Nenhum comentário: