Diploma de jornalista: Sou contra e a favor!
Omar Peres*
Já há algum tempo estou para escrever sobre esse tema, tão importante para a liberdade de imprensa e de opinião.
Sou rigorosamente contra a exigência de diploma de jornalista para colunistas e articulistas de jornais, rádio, televisão e qualquer outra mídia. A liberdade de escrever e opinar, nesses casos, deve ser absolutamente livre. Ou alguém acha que devem ser proibidos de escrever e opinar, figuras como Arnaldo Jabor, Verissimo, Afonso Romano, Zuenir Ventura, João Ubaldo?
Pelo que me consta, nenhum deles tem curso de comunicação ou jornalismo. E devemos também proibir todos os blogs do Brasil ? Pois afirmo que 99% das pessoas que tem blog não são formadas em comunicação ou jornalismo.
Sou rigorosamente a favor da exigência de diploma de jornalista para repórteres que trabalham em jornais, rádio, televisão e qualquer outra mídia. Nesse caso, o profissional deve ter uma formação acadêmica. Isto porque, informar o que aconteceu, relatar e transcrever o que foi visto, e testemunhado, demanda técnica e consciência profissional.
Em outras palavras, o colunista opina. Pode tomar partido. Já o repórter, nunca! E para isso, a formação acadêmica é fundamental.
*Omar Peres é Empresário de Comunicação
Fonte: www.jfhoje.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário