quarta-feira, 8 de julho de 2009

Literatura

Livro "Craques do Futebol" traz os nomes inesquecíveis do jogo que conquistou o mundo
A editora Larousse Brasil está lançando um livro que vai provocar inúmeras discussões entre os amantes do esporte: "Craques do Futebol", do jornalista e cronista esportivo francês, Bernard Morlino, mostra em mais de 100 fotos ídolos do futebol, que deixaram seu nome na história e construíram ao redor de si uma dimensão quase mística.
Ao todo foram escolhidos 88 jogadores que representam um momento importante ou uma escola influente na evolução do jogo. Os heróis são divididos em oito capítulos: Os Virtuoses (como Pelé), Os Pioneiros (como Dominique Rocheteau); Os Rebeldes (Romário); Os Reis (melhor exemplo de Garrincha); Os Atiradores de Elite (Ronaldo); Os Arquitetos (Tostão); As Muralhas (o zagueiro italiano Paolo Maldini) e Os Pit Bulls (Gennaro Gattuso).
A foto da capa é do Rei Pelé. Ele faz parte dos jogadores "Virtuoses", como Diego Maradona, Zinedine Zidane e Eusébio. Morlino conta que a partir de 1958, Pelé tornou-se a encarnação do futebol. Todos os garotos pensavam nele antes de dormir, numa época em que as imagens fixas instigavam a imaginação. Sem nunca tê-lo visto jogar, a totalidade do planeta começou a adorá-lo, a ponto de torná-lo um dos personagens essenciais do século XX.
Entre os Rebeldes está Romário, que é definido como "o carioca que chamou Pelé de velha relíquia". O cronista francês traça um relato brilhante do ex-atleta, segundo ele, nada dava mais prazer a Romário do que penetrar nas defesas para entrar na área com a bola colada aos pés. Ele era um alívio onde reinava a força física. "Uma dançarina de Begas perdida num ringue de luta livre".

Nenhum comentário: